A comunicação corporativa no Brasil é extremamente dinâmica, as mudanças tecnológicas dos últimos anos e as tendências de consumo de conteúdo aconteceram de forma muito acelerada.
Com essas mudanças, as empresas devem não apenas se adaptar, mas também ser mais criativas e autênticas na forma de produção, além de não se restringirem a apenas um formato.
Veja a seguir as principais tendências para a comunicação corporativa para o ano que vem.
Redes sociais e as Gerações Y e Z
As formas de consumo das redes sociais em 2025 são uma ponta de lança para compreender as tendências para 2026. Isso porque, um estudo da Deloitte mostra que 43% dos Y e 56% da Geração Z consideram o conteúdo das redes sociais mais relevante do que o conteúdo em mídia tradicional.
Destacando especificamente a geração Z, ela passa 54% mais tempo (Aproximadamente 50 min) por dia nas redes sociais do que o consumidor médio. Além disso, ela gasta 26% menos tempo (cerca de 44 minutos) por dia assistindo à TV e filmes.
Outro dado importante é saber quais as redes sociais mais utilizadas nacionalmente e por geração. Um estudo da Globo aponta as mais acessadas pelos brasileiros:
- Instagram: 94%
- Facebook: 93%
- WhatsApp: 91%
- YouTube: 87%
- TikTok: 81%
- Telegram: 76%
- Kwai: 75%
- X: 67%
- LinkedIn: 63%
- Pinterest: 63%
Separando por gerações, as gerações Baby Boomers e X acessam mais o Facebook, enquanto as gerações Y e Z consomem mais o Instagram.
Em franca expansão, o TikTok é reconhecido em todas as gerações, indo além do público jovem. Já o LinkedIn é uma rede mais utilizada entre os Millennials e Geração X.
No quesito consumo, 83% utilizaram as redes sociais como ferramenta de busca de produtos e serviços. Desses, 52% dos entrevistados realizaram alguma compra nas redes sociais nos últimos 6 meses.
Portanto, a presença nas redes sociais é indispensável para uma empresa para alcançar os seus clientes e encontrar novos públicos.
Com esse acesso as informações sobre redes sociais vamos as principais tendências da comunicação corporativa para 2026:
Storytelling como Comunicação Assertiva
O público e os algoritmos cada vez menos se interessam por conteúdos genéricos em larga escala e querem histórias autênticas.
Em 2026, o storytelling passa a ser fundamental para a retenção do público e engajamento. Dominar as técnicas de storytelling em vídeos, mesmo os de curta duração, proporcionará uma grande vantagem, especialmente em plataformas que privilegiam o engajamento orgânico.
Conteúdos Personalizados para Grupos Específicos
A personalização permite que as marcas falem com nichos e grupos de forma mais direta. Ela atende à exigência do consumidor atual por conteúdos mais alinhados a sua realidade.
Essa personalização exclusiva aumenta conversão e reforça a maior proximidade com o público, pois garante que a empresa utilize vídeos para falar diretamente com quem assiste.
Existem diversas formas de criação de conteúdo, como listas, apresentações do produto, curiosidades sobre a empresa, espaço para esclarecer dúvidas e dicas de uso, entre muitos outros temas.
Além do público, deve-se pensar também em produção de conteúdo específico para cada rede social, com abordagens diferentes de apresentação da marca e dos seus produtos.
Posicionamento em Alta Resolução
A qualidade da imagem é uma exigência básica do público atualmente, e em 2026 não será apenas um artefato estético, mas sim uma ferramenta de posicionamento de marca.
Vídeos em 4K e 8K não só mostram qualidade de imagem, como também demonstram profissionalismo, confiança e alto reconhecimento dos clientes. Essas resoluções serão o “novo normal” do mercado publicitário e comercial.
Interatividade em Vídeos e Lives
Como demonstrado nas pesquisas de redes sociais, o público quer mais interação e meios para obter informações.
Em 2026, as campanhas interativas estarão ainda mais presentes, impulsionadas pela gamificação e pela busca por experiências mais imersivas.
Um exemplo de conteúdo de interatividade é o Live Shopping, que tem elementos do e-commerce, vendas online e do streaming ao vivo. Ela permite que os espectadores assistam a demonstrações em tempo real dos produtos enquanto têm a opção de compra instantânea.
Isso proporcionando uma experiência de compra interativa e imersiva do público com a live, podendo tirar dúvidas e tome decisões em tempo real.
Inteligêcia Artificial como um Assistente de Produção
As ferramentas de inteligência artificial serão grandes parceiros na produção de vídeos. Elas poderão ser usadas para roteirização, edição automatizada, tratamento das imagens, geração dos efeitos, meios de personalização e até análise da performance.
Isso permitirá a produção de mais conteúdos em menos tempo, além da experimentação de diferentes formatos de vídeo. A IA se tornará tão essencial quanto os tradicionais programas profissionais de edição.
Outra função da IA é a segmentação da mensagem, pois cria perfis específicos de público ou grupos que simulam atitudes e comportamentos. Os principais benefícios são o custo reduzido e a agilidade, otimizando o tempo da equipe para pensar em estratégias e criação.
Vídeos Curtos e Verticais
TikTok, Kwai, Reels do Instagram e Shorts do Youtube estão ganhando cada vez mais espaço, alcançando todos os públicos e segmentações.
A alta demanda por esse tipo de conteúdo exige narrativas mais precisas, objetivos claros de direcionamento e produção, além de alta criatividade para que a marca se destaque no mercado.
Produção Audiovisual que Gera Resultados
Para a produção de conteúdos atrativos e engajadores é preciso contar com uma empresa especializada em filmagens e conectividade.
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