Provavelmente você já parou para pensar no quão rápido a tecnologia tem evoluído ou mesmo considerou estar “atrasado tecnologicamente” em alguns aspectos. A velocidade da digitalização realmente impressiona.
Esse ritmo acelerado afeta não só a vida em sociedade e as relações pessoais, mas também o meio corporativo. A transformação digital já começou a provocar rupturas em conceitos e modelos tradicionais de negócios.
As empresas que querem continuar vivas e competitivas precisam estar preparadas para a velocidade e amplitude das mudanças. Adapte-se ou morra.
Para isso, é necessário compreender a transformação digital e definir como ela será aplicada aos processos do negócio. É preciso estar claro que uma transformação genuína provoca uma reinvenção do modelo organizacional. Não se trata apenas de automação de processos e adoção de tecnologias. Envolve mudanças significativas na empresa, inclusive, em muitos casos, transformação dos modelos de negócios.
Alguns dados mostram que a transformação digital não é uma tendência ou algo para o futuro, mas sim a possibilidade de se relacionar com o público agora e melhorar os resultados.
Levantamento divulgado pela Sysorex, especializada em análise de dados, mostra a relevância do digital:
- No mundo, existem mais de 11 bilhões de coisas conectadas à internet
- São 7 bilhões de dispositivos móveis em uso
- 900 milhões de posts são criados por dia no Facebook
- No Instagram, são 75 milhões de posts diariamente
- Transações pela internet movimentam 3,7 trilhões de dólares por dia
- 17 bilhões de dólares é o valor diário de transações com cartão de crédito
Esses números ajudam a mostrar quão digital o mundo é e a entender porque as empresas precisam se adaptar a essa realidade: para acompanhar o ritmo dos seus consumidores, mais conectados e com a expectativa de vivenciarem novas experiências.
O desafio: quebra de paradigma
A transformação digital deixou de ser uma opção e tornou-se necessária para empresas que querem ter sucesso nesse novo ambiente. Muito mais do que evoluir tecnologicamente, as corporações precisam quebrar paradigmas para uma visão mais dinâmica e colaborativa, com foco no cliente e na forma como criam e entregam valor.
Este, no entanto, é o primeiro desafio para aplicar a transformação, principalmente porque maioria das empresas não está preparada para uma mudança tão grande em seu modelo de negócio.
O desafio é grande porque precisa do engajamento de toda a organização para convergir a um modelo mental transformador, no qual o todo é mais relevante do que as partes.
Além disso, para estimular ações colaborativas na tomada de decisão, hierarquias são quebradas e responsabilidades compartilhadas. Agora, todos são empoderados e fazem parte da transformação.
Esse processo envolve a reestruturação da cultura da empresa, que deve estar voltada para gerar ganhos de produtividade e para a melhoria da experiência do cliente.
Por isso, um alerta é relevante: a transformação digital no ambiente corporativo não se trata de tecnologia, mas sim de uma postura coletiva que envolve liderança, cultura, estratégia e gestão de talentos.
Comunicação
Em uma era dominada por consumidores que vivenciam jornadas permanentemente ágeis, empresas que aderem à transformação digital precisam também investir em uma comunicação corporativa eficaz.
Ao ampliar e digitalizar seus canais de comunicação, as organizações conseguem melhorar o relacionamento com clientes internos e externos, otimizar processos e transformar sua cultura.
Vamos continuar esse assunto de Transformação Digital?
Temos mais de 25 anos de história em comunicação corporativa e muitos cases que transformaram o mercado.