fbpx

7 vantagens da comunicação corporativa na Era Digital

Ferramenta utilizada para empresas de todos os portes e segmentos, a comunicação corporativa é estratégica para aumentar a credibilidade, melhorar a imagem, ampliar os resultados, além de posicionar marcas que buscam transformar a sua comunicação em um diferencial competitivo no mercado.

A comunicação não é uma ferramenta que serve para manipular informações, favorecer a imagem empresa ou disseminar boas iniciativas. Atualmente, principalmente por conta dos avanços da tecnologia e das relações, a comunicação na empresa está relacionada com sua sobrevivência no mercado em um cenário de intensa transformação digital e torna-se um diferencial competitivo para marcas inovadoras.

Para algumas empresas, a comunicação pode parecer complicada ou distante, mas a tecnologia e as novas soluções vêm facilitando o processo, utilizando formas simples e criativas para comunicar.  

É simples entender a relevância de adotar uma comunicação empresarial quando o gestor compreende que ela vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, fazendo com que se sintam pertencentes ao processo e, consequentemente, impactando em aumento de desempenho e no fomento aos defensores da marca.

Lembre-se: uma empresa é como um organismo vivo, formado por diversas partes diferentes e interdependentes trabalhando em conjunto. Nesse contexto, a comunicação corporativa é, mais do que uma solução, uma estratégia inteligente e necessária.

Confira as sete vantagens da aplicação de uma estratégia de comunicação corporativa.

  • Evita ruídos na comunicação

Se todas as informações da empresa não ficam restritas aos setores mais altos e são divididas com os funcionários de forma transparente, não sobra espaço para especulações e teorias dentro do ambiente corporativo. A boa comunicação empresarial proporciona uma interação com os colaboradores e os mantêm informados sobre a real situação da empresa, evitando ruídos na comunicação.

  • Protege a imagem corporativa

A comunicação eficaz – dentro e fora da empresa – dá credibilidade e autoridade à organização e protege sua imagem institucional. Empresas que aparecem, são abertas e transparentes, ganham respeito também entre os colaboradores. Ao valorizar seus funcionários, mantendo-os informados com clareza, eles se transformam em embaixadores do negócio.

  • Pertencimento

A identificação do funcionário com o local em que trabalha é imprescindível. Manter uma comunicação constante e verdadeira com os funcionários é essencial para que eles tenham orgulho de fazer parte da empresa. Por meio da comunicação é possível fazer com que eles se sintam reconhecidos como peças chave dentro da organização. Profissionais que recebem feedback constante se sentem parte do negócio e esse pertencimento torna-os ainda mais engajados.

  • Clima organizacional

A valorização dos funcionários, que passa pela manutenção de um bom relacionamento e de feedback constante, deixa o clima da organização mais leve e propício para bons resultados. A comunicação empresarial ajuda neste processo, deixando mais fácil saber o que incomoda a equipe e como resolver o problema. Funcionários que se entendem, compreendem e estão informados sobre as políticas e metas da empresa, confiam na organização e em suas atividades, se sentem mais felizes com o trabalho.

  • Alinhamento

As tarefas e processos cotidianos são mais fáceis e seguras em um ambiente no qual os colaboradores conversam entre si, entendem as atividades uns dos outros e trabalham em conjunto para garantir o crescimento e a sustentabilidade da empresa. A comunicação corporativa é a ferramenta para manter esse alinhamento entre a equipe. Quando as ideias, projetos e objetivos da corporação estão comunicados de forma clara, o time fica mais integrado e rema em conjunto.

  • Produtividade

O aumento da produtividade dos colaboradores é natural quando eles se sentem valorizados, parte integrante dos negócios e bem informados sobre as metas estabelecidas.

  • Reduz os conflitos

Colaboradores felizes no ambiente de trabalho, além de mais produtivos e orgulhosos por pertencer, têm menos probabilidade de entrarem em conflitos banais. A comunicação constante ajuda na direção a ser seguida, assim, reduz também eventuais desentendimentos. Outra vantagem deste ambiente mais saudável e com a comunicação fluida é a liberdade para tirar dúvidas e propor melhorias.

O grande diferencial com a vinda da transformação digital, são as soluções inovadoras que facilitam, aproximam e potencializam a comunicação corporativa dentro das empresas.

Deseja melhorar a comunicação corporativa da sua empresa? Fale com um de nossos especialistas.