Para atender a diferentes objetivos, saber como fazer vídeo de qualidade pode ser algo bastante estratégico em uma empresa ou projeto. Afinal, já parou para pensar em como ter técnicas apuradas para fazer e transmitir o conteúdo pode te ajudar a engajar pessoas?
A dica de ouro é saber como passar conhecimentos e emoções, de modo a “transportá-las” para a experiência que o vídeo aborda.
Quanto mais êxito ele tiver nesse impacto, mais seu conteúdo vai ser absorvido e ficará na memória delas.
Por isso, trazemos a seguir o que você precisa garantir para ter uma produção incrível! Curioso para saber? Então vem com a gente!
Imagine uma estrutura cativante
Comece sondando seu público e tentando descobrir o que é mais interessante para ele. Pense no tipo de linguagem que é mais adequada e cativante para prender sua atenção e gerar identificação.
O vídeo, como elemento essencial para determinadas atividades da empresa, é algo que requer atenção para que seja bem visto. Então, é preciso entender o quanto ele se conecta com a realidade da pessoa que está assistindo.
Para isso, invista no briefing, roteiro e planejamento, apostando em um brainstorming de ideias. Coloque emoção e procure entender quais são as principais curiosidades do destinatário e as dúvidas que ele tem. Com esse planejamento, você poderá transformar o conteúdo do vídeo em algo próximo do que ele verdadeiramente precisa.
Providencie recursos profissionais
Vídeos de qualidade ruim, imagens distorcidas ou “apagadas”, sem foco, iluminação inadequada, bem como áudio de baixa qualidade testam a paciência de quem assiste e prejudicam a experiência com o vídeo.
Nada mais decepcionante, por exemplo, do que, após filmado o vídeo com todo cuidado, a voz ter ficado muito baixa. O mesmo acontece quando o nível de ruído ao fundo atrapalhar completamente o projeto, não é?
Você não quer que isso aconteça, por isso tenha precaução.
Recursos profissionais irão colaborar para captação adequada de voz e imagem. Sem contar que, em uma etapa de pré-produção, você pode pedir opinião de especialistas em relação aos tipos de recursos de gravação mais indicados para o espaço e a demanda que você tem.
Crie conteúdos impactantes
Para engajar, seu vídeo precisa ter um diferencial. Seja o cenário, a pessoa que transmitirá a mensagem ou o formato do conteúdo, é preciso encantar quem estiver assistindo. Se o foco for em um porta-voz, prepare-o com informações e treinamentos para que ele possa imprimir o estilo da sua empresa durante o vídeo.
Em seguida, pense no formato por meio do qual quer representar e transmitir esse conteúdo.
Por trazer movimento, o vídeo tem a capacidade de encantar mais do que mil palavras e, por essa razão, você pode pensar em investir mais nas imagens e ambientação do que nas próprias falas em si, desde que transmitam a mensagem adequadamente e deem conta do recado.
E sempre que possível procure trazer conteúdos exclusivos e diferentes para o seu público.
Use a criatividade
Ser criativo nos vídeos pode significar usar animações ou utilizar algum tipo de inovação para criar conteúdos audiovisuais cada vez mais dinâmicos e abrangentes.
Por exemplo, um vídeo institucional ou motivacional pode não apenas utilizar trechos do cenário em que você for gravar, mas inserir trechos de outros vídeos para enriquecer ainda mais a história, mostrando também evolução.
No caso dos vídeos institucionais, mostrar o funcionamento da empresa, abordando os ambientes dela em outras perspectivas, traz uma visão mais envolvente e “realista” da experiência.
Nesse caso, é preciso ainda pensar na questão digital e no fato de como a internet “prende e distrai” seus consumidores.
Portanto, quanto mais criativo o vídeo, mais chances ele tem de engajar os destinatários.
Distribua adequadamente
No final, não se esqueça: uma solução de distribuição multiplataforma ajuda a atingir melhor sua audiência. Engajamento vem disso também.
Um vídeo que não possa ser encontrado acaba desestimulando visualização ou compartilhamento.
Lembre-se: um vídeo que engaja não é somente o que for bem produzido, mas aquele que consegue chegar ao seu destino adequadamente e atingir o público certo na hora certa e do jeito certo para ter o melhor aproveitamento.
E então, sua empresa já investe em produções incríveis? Como tem sido a performance dos seus vídeos? Precisa de ajuda? Fale com a gente!