Às vezes você tem muita criatividade para idealizar seus vídeos, mas na hora de colocar em ação o resultado não sai exatamente como espera? Para te ajudar, listamos elementos essenciais para um bom vídeo, que não pode ser feito de forma amadora. São dicas que influenciam na qualidade, no ar de profissionalismo e na credibilidade do seu vídeo.
Afinal, como produzir vídeos profissionais? Veja algumas dicas que são infalíveis para isso:
Pense em que tipo de vídeo você precisa
Uma dica para deixar seu vídeo com um ar profissional é entender e definir que tipo de vídeo sua empresa precisa (e se ele vai ser mais ou menos formal).
Se for um vídeo institucional, cabe à gravação mostrar e valorizar detalhes do ambiente e do design, que reforcem a identidade da empresa, trazendo uma conexão visual ao discurso que ela propõe no mercado.
Para vídeos comerciais, indicamos enquadrar adequadamente os produtos e prepará-los para que tenham boa representação visual no vídeo.
Profissionais experientes podem te ajudar a definir quais são as opções mais indicadas.
Entretanto, é preciso passar essa perspectiva para o espectador, colocar-se na perspectiva dele. Pense: você está no ambiente em que o vídeo é gravado e por isso tem visão ampla do que acontece. Mas pense em quem estará vendo e como ampliar a visão que ele tem disso. Não se baseie na sua experiência, mas tente ampliar essa vivência para seu público que irá assistir.
Atenção ao posicionamento das câmeras
Você pode nunca ter pensado nisso, mas o posicionamento e o “ângulo” das câmeras contribuem para a captação das melhores imagens e para a valorização dos cenários. É preciso evitar que as câmeras “tremam”, priorizando estabilidade.
E não é só uma questão de observar esse aspecto. Quanto mais experiente for o profissional que faz esse trabalho, melhor ele saberá acompanhar as principais movimentações ou cenas durante um evento, por exemplo, não deixando nenhum momento importante para trás. Quanto mais bem manejadas as câmeras, melhor a percepção do destinatário do vídeo.
Todos os elementos da produção e captação de voz, entre outros, contribuem para que a experiência do vídeo seja de outro nível.
Edição
Pense no começo e no fim do seu vídeo. Ele não pode “começar”, nem “terminar do nada”. Existem recursos como “fade in” e “fade out” que podem “esmiuçar” a imagem para dar um toque de profissionalismo justamente nesses momentos.
Igualmente pense na transição de cenas.
Seu vídeo não pode ficar algo com aspecto “recortado”, tem de ser fluído, leve, agradável aos olhos e coerente. Transições mal feitas passam impressão de “desleixo” e podem desvalorizar um vídeo com potencial de ser muito bom.
O som precisa estar claro, “limpo”, sem chiados ou interferências. Nesse ponto, a qualidade não só dos equipamentos, mas de possíveis microfones no cenário e o posicionamento dos integrantes do vídeo contribuem para esse sucesso.
Capriche na finalização
Vídeo gravado. É hora de pensar na finalização: uma série de coisas contribuem para que ele receba a melhor edição e finalização possível, dando um toque especial e profissional à produção.
Não negligencie essa parte e conte com profissionais.
A utilização de programas amadores ou versões trial limitam bastante o trabalho e os recursos de edição e finalização, motivo pelo qual contar com apoio profissional é ainda mais importante para dar destaque ao seu vídeo. Por isso, não é recomendável tentar por conta própria, pois você não atingirá a mesma qualidade sempre.
Sem contar que, com a ajuda de profissionais, fica mais fácil também produzir mini vídeos que para serem utilizado em redes sociais, reforçando a estratégia de engajamento.
E então, sua empresa já produz vídeos com ar profissional? Conheça mais sobre a RCE e solicite um contato!