A assembleia de condomínio consiste em uma reunião para definir processos administrativos de um condomínio, seja ele residencial ou empresarial. Quer saber como diminuir a burocracia desse processo? Continue lendo essa matéria.
A reunião entre os condôminos para estabelecer os responsáveis pela gestão do empreendimento e assuntos de interesse do coletivo é chamada de assembleia de condomínio.
Esse momento é muito importante para garantir o bom andamento dos empreendimentos imobiliários. Afinal, é durante a assembleia de condomínio que as ações do síndico, administradora e conselho de condôminos são avaliadas.
Assembleia de condomínio: encontros previstos pela legislação
Por meio do Art. 1350 do Código Civil, as assembleias de condomínio são regulamentadas. Segundo ele, é obrigatório que, anualmente, aconteça a convocação da Assembleia Geral Ordinária (AGO).
Na pauta, devem aparecer assuntos como previsão orçamentária anual, aprovação de contas do último ano e eleição do síndico e conselheiros.
Além da AGO, sempre que existirem assuntos relevantes para serem tratados, o síndico tem o direito de convocar novos encontros, chamados de Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
É recomendado que essa convocação aconteça em casos como a aprovação de orçamento extra e assuntos importantes sobre a rotina e regras de convivência do condomínio.
É importante destacar que, para as decisões tomadas durante uma assembleia de condomínio realmente serem válidas, todos os condôminos precisam ser convocados para participar.
Mas, infelizmente, nem todos conseguem comparecer no local e hora marcados, afinal, possuem um cotidiano agitado e diversos compromissos. É nesse momento que a burocracia começa a aparecer.
Geralmente, a assembleia de condomínio costuma ter baixa participação, resultando em muitas reclamações feitas pelos condôminos insatisfeitos.
Como deve ser feita a convocação para uma assembleia de condomínio?
Como falamos anteriormente, o principal responsável pela convocação de uma assembleia de condomínio é o síndico.
Ele é a figura encarregada de elaborar uma carta específica, que deve ser divulgada para todos os condôminos, com os detalhes como data, horário e local do encontro.
Os meios digitais, como e-mail e redes sociais de mensagem, facilitam essa comunicação, além de garantir que a informação chegará ao destinatário.
Caso os condôminos decidam convocar uma assembleia de condomínio sem a solicitação formal do síndico, é necessário obter a assinatura de ¼ dos proprietários.
Os locatários podem participar da reunião caso apresentem uma documentação feita pelo dono do imóvel e reconhecida em cartório.
Como fazer uma assembleia de condomínio eficaz?
Reduzir a burocracia também significa ter uma pauta produtiva e interessante, garantindo que todos os condôminos interajam e compreendam os assuntos que estão sendo tratados.
Para ajudar nisso, separamos algumas dicas de tomada de decisão para garantir um bom andamento de assuntos durante a assembleia de condomínio.
1 – Divida a pauta com os condôminos
Juntamente com a carta de convocação para a reunião, encaminhe aos condôminos a pauta da assembleia de condomínio e pergunte se os mesmos possuem sugestões de temas para acrescentar.
Isso é importante para fazer com que todos se sintam parte do processo, além de causar interesse sobre a participação.
2 – Quem serão os mediadores?
É importante contar com um grupo de mediadores para ajudar o síndico a garantir que todos os assuntos da pauta da assembleia de condomínio sejam tratados, mantendo sempre o objetivo da reunião e comunicação fluida.
3 – Controle o tempo
Todos os condôminos possuem o direito de expor sua opinião sobre os assuntos que estão sendo tratados, porém, é importante definir a quantidade de tempo que cada um poderá falar, para não ultrapassar o horário previsto e tornar a assembleia de condomínio pouco interessante.
4 – A tecnologia a favor da assembleia de condomínio
Para ampliar a participação dos condôminos na assembleia de condomínio, utilize a tecnologia ao seu favor.
Muitas incorporadoras estão optando por plataformas digitais para a realização da assembleia de condomínio, com transmissão ao vivo e espaço para votações.
Isso é muito importante para aumentar a quantidade de participantes na reunião, tomando decisões mais precisas para melhorar a convivência.
Além disso, com o uso de uma ferramenta desenvolvida de acordo com a sua necessidade, o sigilo e a segurança são muito maiores, evitando fraudes de resultado.
Case Bild Desenvolvimento Imobiliário
A empresa Bild Desenvolvimento Imobiliário, que atua como incorporadora e construtora em empreendimentos residenciais, comerciais e hoteleiros, já está usando as soluções digitais para realizar a assembleia de condomínio dos seus complexos.
Para isso, desenvolvemos uma plataforma personalizada de acordo com as necessidades do grupo Bild.
O projeto foi elaborado com a intenção de melhorar os processos burocráticos e fazer com que mais condôminos participassem das reuniões.
Os candidatos a síndicos e coordenadores fiscais realizaram a apresentação das suas propostas através de transmissões ao vivo, permitindo que os condôminos assistissem de onde estivessem e votassem na pessoa que apresentou as melhores soluções através do espaço reservado para votação.
Leve a solução para o seu condomínio
Você pode seguir o exemplo do Grupo Bild e levar a tecnologia para a assembleia de condomínio do seu edifício.
Para isso, conte com a ajuda da RCE Digital, uma empresa focada na criação de soluções personalizadas para o seu negócio.
Com mais de 20 anos de atuação, somos uma equipe especialista em comunicação a distância, utilizando da transmissão digital para atingir os resultados desejados.
Nosso objetivo é inovar o modelo de assembleia de condomínio, usando videoconferências para ampliar a quantidade de participantes e garantir a eficiência dessas reuniões.
Quer saber como podemos ajudar seu imóvel? Entre em contato agora mesmo com a gente. Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas e, com muita criatividade, encontrar a melhor solução para você.