As ações de marketing interno são muito importantes para fortalecer a marca com os colaboradores. Para tornar isso mais acessível, que tal optar por um evento on-line? Continue lendo a matéria e descubra como é possível.
Não importa o tamanho da empresa. Vai chegar um momento em que será necessário realizar um evento como ação de marketing interno. Ele pode ter diversos formatos e o objetivo sempre é bem claro.
Os eventos para os colaboradores podem ser happy hours para confraternização, palestras de conscientização, treinamentos profissionalizantes ou apresentações de alinhamento de expectativas.
Em todos os modelos, é sempre necessário ter uma ótima organização, principalmente quando os mesmos vão acontecer on-line. Pode parecer algo simples, mas preparar uma ação de marketing interno com esse tamanho, não é tão fácil.
É bom lembrar que os funcionários são os principais divulgadores da sua marca. Como vivem a rotina da organização, sabem ao certo as causas que são defendidas e conhecem a sua preocupação com cada um deles. Desenvolver um evento é importante para fortalecer a confiança e credibilidade da organização com a equipe.
Para ajudar no posicionamento interno da sua empresa, preparamos uma lista de itens que não podem faltar em um planejamento para atingir o sucesso em seu evento on-line de marketing interno. Veja só:
1 – Problemas que precisam ser solucionados
Toda ação de marketing interno precisa de uma estratégia bem definida. Não seria diferente com o evento on-line para os colaboradores.
Para isso, busque compreender quais são os problemas que esse momento precisa resolver. Um ótimo exemplo é a colaboração. Os coordenadores sentem que a equipe está afastada e com ruídos de comunicação? Pode ser o caso de planejar um happy hour; um momento descontraído ajuda na interação.
As dúvidas de processos podem ser esclarecidas durante um treinamento e as metas e resultados podem ser tratados durante uma apresentação.
Com a definição exata do problema, você saberá qual é o principal objetivo.
2 – A informação certa
Existem profissionais especialistas nos mais diversos assuntos no mercado.
A equipe que está planejando a ação de marketing interno deve encontrar quem são as melhores pessoas para dividir experiências durante o evento on-line.
Palestrantes, celebridades e coaches são muito cotados, já que podem tratar de assuntos como superação e experiências pessoais.
É claro que os profissionais da sua empresa também devem fazer parte disso! Em treinamentos, apresentações e até palestras, convidar pessoas da equipe para conduzir o evento on-line é muito legal para que se sintam importantes para a organização.
3 – O evento on-line precisa de um roteiro
Assim como os presenciais, os eventos on-line também necessitam de uma roteirização.
O marketing interno precisa estabelecer todas as etapas do evento e roteirizar as falas. Nada deve ser robotizado, porém, é preciso que o apresentador e os participantes conheçam os assuntos e a ordem que serão tratados para não serem pegos de surpresa.
O roteiro deve ser feito com o auxílio de profissionais especialistas no tema.
4 – Se o evento é on-line, ele precisa de tecnologia
Um evento produzido pelo marketing interno não pode ser amador.
Desta forma, é preciso contar com uma equipe especialista em captação e transmissão de imagem e som, além da produção de cenário e uso de equipamentos profissionais.
O ideal é que essa prestadora de serviços seja definida no processo de planejamento, já que pode auxiliar em diversas etapas, como, por exemplo, na roteirização e produção de materiais extras.
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