fbpx

Planejamento 2022: comece sua estratégia empresarial

Chegou a hora de montar o planejamento 2022 da sua marca. Mas você sabe o que colocar em uma estratégia empresarial em um mundo pós-pandemia? Nós te mostramos. Continue lendo e entenda como fazer.

 

Sempre falamos que o futuro prometia muitas mudanças nas estratégias empresariais. E você já imaginou como será o planejamento 2022 em um mundo pós-pandemia?

Nos últimos meses, a curiosidade para saber como serão as relações após um longo período de distanciamento social promoveu diversas discussões, já que empresas e colaboradores se viram em uma outra realidade e adaptaram-se ao novo normal.

De fato, a crise vivida antecipou a chegada de várias tendências e, no momento, as empresas buscam adaptar-se a elas. Isso certamente será percebido no planejamento 2022.

Separamos algumas dicas do que não pode ficar de fora da estratégia da sua empresa pensando em um novo cenário: o mundo pós-pandemia.

Como fazer o planejamento 2022 para uma realidade pós-pandemia?

Com a crise sanitária vivida no mundo desde 2020, muitas mudanças aconteceram de forma acelerada. Com isso, as relações foram alteradas e é preciso preparar a sua equipe para viver essa nova realidade.

Para isso, veja quais são os itens que não podem ficar de fora do planejamento 2022:

1 – Novos modelos de trabalho

Com a necessidade do distanciamento social, novos modelos de trabalho, como o home office e o híbrido, surgiram. Com isso, os colaboradores precisaram adaptar-se às mudanças.

A verdade é que os novos formatos deram muito certo. Muitas empresas já anunciaram que vão fechar seus escritórios e isso é algo que precisa ser decidido no planejamento 2022, já que irá direcionar diversas decisões.

2 – Líderes e colaboradores

Com a mudança do espaço físico de trabalho, a relação entre os colaboradores e os líderes também foi alterada. Agora, o líder precisa assumir um papel incentivador e estar próximo aos colaboradores.

Esse profissional deixa de ser a figura que cobra resultados e transforma-se em um motivador de talentos, trabalhando de forma eficiente o potencial de cada integrante da equipe.

Para que essa ação seja realizada com êxito, o planejamento 2022 da sua empresa deve contar com treinamentos de liderança, permitindo, assim, o desenvolvimento das habilidades necessárias para ser inspirador.

Como falamos anteriormente, o modelo de trabalho influencia em diversos aspectos e os treinamentos são um deles. Caso a empresa opte por continuar em home office ou aderir ao híbrido, os eventos precisam ser mantidos no formato on-line.

Para isso, é preciso contar com uma empresa especializada em transmissões ao vivo e streaming para captação de imagem e som remotos.

3 – Profissionalização

Com tantas mudanças e evoluções tecnológicas vistas durante os dois anos de pandemia, muitos processos foram alterados para deixar o cotidiano mais prático e produtivo.

Desta forma, todos os colaboradores devem passar por um processo de profissionalização. Anteriormente, isso era feito de forma presencial, por meio de cursos. Mas em um mundo pós-pandemia, é preciso incluir o ensino a distância (EAD) no planejamento 2022 e montar um cronograma de aulas profissionalizantes para a equipe.

Com a ajuda dos líderes e parceiros da organização, é possível preparar aulas práticas e teóricas para os colaboradores. Elas podem ser gravadas ou acontecer ao vivo.

Para isso, é preciso contar com uma plataforma específica que atenda às demandas do modelo. Um grande benefício é que a equipe pode acessar as aulas de onde desejar; basta usar um dispositivo conectado à internet. Os vídeos ficam salvos, permitindo que sejam consultados sempre que existir alguma dúvida. 

4 – Comunicação

Outro ponto que precisa constar no planejamento 2022 é a comunicação, seja ela interna ou externa.

Durante o período de distanciamento social, as transmissões ao vivo conquistaram o coração dos brasileiros. Tudo era motivo para fazer ou assistir a uma live.

Essa tendência seguirá no mundo pós-pandemia e, por esse motivo, é muito importante inserir eventos on-line na estratégia de comunicação para o próximo ano. Isso é muito importante para consolidar a marca na mente do público-alvo, já que a sua empresa dividirá temas relevantes e que os ajudam a solucionar possíveis dores.

Agora, um problema que muitas organizações apresentaram durante o período de home office foi a comunicação interna. As equipes estavam acostumadas a dividir experiências e conhecimentos por meio de conversas informais. Com o distanciamento, esses momentos deixaram de acontecer, criando, assim, muitos ruídos.

Para mudar essa realidade, é preciso inserir ferramentas que permitam a criação de um canal interno de comunicação no planejamento 2022. Desta forma, avisos, informativos, eventos, transmissões ao vivo e cursos de especialização estarão disponíveis de maneira rápida e prática para a equipe.

Para montar o planejamento 2022 com muita inovação, conte com a RCE Digital

Você já viu todos os itens que precisam estar presentes no planejamento 2022 da sua empresa e agora é hora de colocá-los no papel.

Por conta de todas as mudanças vividas, essa será uma estratégia bastante peculiar e que precisará de flexibilidade, pois muitas realidades podem ser alteradas.

Para ter inovação e elementos como transmissões ao vivo, treinamentos, eventos on-line, app de comunicação e muito mais, entre em contato com a nossa equipe. Estamos há 25 anos no mercado de audiovisual e temos expertise em soluções tecnológicas.

Queremos ajudar você a efetuar todos os passos do seu planejamento 2022.