A comunicação interna é essencial para o sucesso de uma empresa. Quando ela está bem estruturada, é uma das vias responsáveis pela motivação dos colaboradores, aumentando a sensação de pertencimento e reafirmando o papel de cada um para o crescimento do negócio.
Se sua empresa ainda não possui uma estratégia estabelecida para promover a comunicação interna, separamos três dicas que auxiliarão no planejamento das ações:
1.Envolva as pessoas
Se você acredita que a comunicação interna é feita por um único setor (marketing ou recursos humanos) para os demais funcionários, está enganado! Para ser eficaz, a comunicação deve ser bidirecional, feita de todos para todos, abrindo espaço para o diálogo.
Por isso, quando for implementar uma ação de comunicação interna dentro da empresa, convide todos a participar. Os colaboradores podem enviar propostas de divulgação, escolher o nome para o canal, participar do projeto editorial, entre tantas outras contribuições.
Apesar da tecnologia estar presente em várias ações de comunicação interna, é preciso ressaltar a importância de promover a comunicação face a face. Isso estimula a interação entre os diferentes setores da empresa, promove a troca de experiências e contribui para o sucesso da empresa.
2.Identifique os comunicadores
Sabe aquela pessoa que exerce uma liderança nata e que influencia as demais com o seu ponto de vista? Certamente, você identificou um perfil assim no quadro de colaboradores da sua empresa.
Para fazer com que a comunicação flua com mais rapidez, transforme os comunicadores em disseminadores de informações dentro da empresa. Dessa forma, os feedbacks serão mais assertivos.
3. Escolha os canais corretos
Mural Eletrônico? TV Corporativa? Aplicativo de celular? Universidade Corporativa? São várias as possibilidades de divulgação, porém, antes de iniciar uma ação de comunicação interna, avalie qual é o canal que trará mais impacto para os colaboradores. Lembre-se de que melhorar a comunicação interna é fazer com que a mensagem chegue às pessoas certas, no momento certo.
Ao longo de mais de duas décadas de sucesso, a Rodobens Comunicação Empresarial, se consolidou no mercado de comunicação, onde é referência em profissionalismo, transparência e resultado. Pertence a um dos maiores grupos empresariais do Brasil, Empresas Rodobens. Especialista em distribuição de conteúdo, possui tecnologia em aplicativos para Eventos, Transmissão ao vivo, Treinamento e Gestão de meta.