Para cada ação do mercado, uma expectativa, independentemente do nível hierárquico que esteja. Os trabalhadores, por exemplo, esperam ser remunerados pelos serviços prestados, já os empresários desejam que os investimentos e estratégias que escolheram, nos últimos meses, resultem em lucros e melhorias para a empresa. Mas, e os clientes, você sabe quais as expectativas da ponta fundamental para o sucesso de qualquer negócio?
A moeda de troca para conquistar seu público-alvo é o bom relacionamento. Nos próximos parágrafos, vamos contar algumas estratégias para um bom relacionamento com o seu cliente. Confira!
1 – Seja confiante
Parece assunto de matéria sobre relacionamentos amorosos, mas não é. Demostrar confiança no seu trabalho, e, principalmente, mostrar que o cliente é importante, facilita na hora de fechar o negócio.
Quando você acompanha de perto tudo o que o cliente deseja e espera, as chances de conquistá-lo são muito grandes. Lembrar de pequenos detalhes na hora de puxar assunto ou retomar alguma conversa também pode fazer muito a diferença. Para ter um bom relacionamento com seu cliente, é necessário: cuidado, educação e gentileza.
2 – Resolva os problemas rapidamente
Quanto menos dor de cabeça seus clientes sentirem, menor será o seu nível de estresse. Por isso, esteja sempre em contato com ele e ofereça soluções que realmente atendam às expectativas e supra as necessidades dele. Para preservar o bom relacionamento com seu cliente: resolva os imprevistos o mais rápido possível, não deixe as ligações e os e-mails sem resposta por muitas horas, mostre interesse pela vida do seu cliente e sempre peça feedback sobre o atendimento que está oferecendo.
3 – Estabeleça vínculos
Para um bom relacionamento com seu cliente permita que ele possa dar sugestões ou fazer reclamações. Oriente seus vendedores a perguntarem sempre se a pessoa precisa de algum outro serviço e se foi bem atendida na loja. O cliente aprecia muito ser reconhecido e quer ser notado e valorizado.
4 – Conheça a clientela
Essa é a principal regra para fidelizar um cliente. Além dos dados que, atualmente, são obrigatórios para traçar estratégias, como nome, endereço e telefone, registre os contatos feitos pelo cliente e armazene o seu histórico de compras. Com essas informações em mãos, você pode estabelecer um canal de comunicação com seu público-alvo, oferecendo produtos, serviços e promoções de maneira personalizada. Mas, para não parecer muito invasivo, não exagere na relação de perguntas.
5 – Seja empático
Essa é uma dica simples e pode até parecer óbvia, mas ainda há empresas que não a priorizam. Na hora de ter um bom relacionamento com seu cliente, você deve pensar exclusivamente neles e não na venda que sua empresa pode fechar. Reflita: quais são as suas reais necessidades? Se eu fosse o comprador, como eu gostaria de ser tratado?
Escute o cliente com atenção para conseguir entender e focar em suas necessidades. Como dito no item anterior, também é necessário certo cuidado para não pressioná-lo a fechar o negócio, pois isso pode ser um caminho sem volta.
6 – Dê atenção ao feedback
Para cultivar um bom relacionamento com seu cliente é necessário escutar com atenção os feedbacks. Eles são os melhores indicadores da sua empresa, mesmo que negativos, e essenciais para o aumento da qualidade do seu negócio. Escute com atenção o que o consumidor tem a dizer; não fuja; peça desculpas; e ofereça soluções para os pontos levantados sobre seu produto ou serviço. Encare a crítica como uma oportunidade de crescimento!
A comunicação corporativa, apoiada na tecnologia, também pode ser uma grande aliada para que sua empresa cultive um bom relacionamento com o cliente. Saiba mais sobre a Rodobens Comunicação Empresarial.
Ao longo de mais de duas décadas de sucesso, a Rodobens Comunicação Empresarial, se consolidou no mercado de comunicação, onde é referência em profissionalismo, transparência e resultado. Pertence a um dos maiores grupos empresariais do Brasil, Empresas Rodobens. Especialista em distribuição de conteúdo, possui tecnologia em aplicativos para Eventos, Transmissão ao vivo, Treinamento e Gestão de meta.