Os últimos anos não foram fáceis para a economia brasileira. Segundo matéria divulgada no jornal online O Globo, a instituição The Conference Board realizou uma pesquisa para saber o nível de produtividade média dos países selecionados. Como consequência da crise, o indicador brasileiro caiu 3% em 2015, resultando em uma média de produtividade catastrófica, pois o desempenho de um trabalhador brasileiro é apenas um quarto do desempenho de um trabalhador norte americano.
Para reverter esse quadro negativo, muitas empresas têm investido em treinamentos de impacto, seguindo o exemplo do líder na classificação de melhor produtividade, os Estados Unidos. Em média, um funcionário norte americano recebe 32 horas de capacitação por ano, um investimento relativamente alto, porém importantíssimo na leitura dos resultados. Em posições de vanguarda, algumas empresas brasileiras já iniciaram projetos de incentivo aos treinamentos de impacto. No entanto, com a dispersão geográfica, o melhor canal para economizar nesse investimento tem sido conteúdos audiovisuais, divulgados em portais na internet. Além de serem muito mais chamativos do que leituras de apostilas, os vídeos possibilitam inúmeros tipos de roteiro, com animações, entrevistas, bate-papo, entre outros formatos.
Contudo, produzir um treinamento que impacte realmente toda a estrutura da empresa não é uma tarefa fácil. É fundamental que o treinamento seja útil para todos os núcleos da organização, economizando recursos e consolidando a imagem da empresa como uma marca que se importa em investir na capacitação de todos os funcionários. Para chegar a esse resultado, selecionamos algumas dicas básicas para reflexão no momento de planejamento desse treinamento.
É sabido que, quando os estudos abstratos se relacionam com situações reais, o conteúdo é absorvido de forma muito mais profunda. Lembre-se sempre que conteúdos genéricos ou sem contexto parecem ser utópicos ou dificilmente aplicáveis.
Sempre privilegie uma linguagem clara para que a mensagem seja facilmente compreendida em qualquer grupo social. Além de manter a inclusão e a igualdade entre os colaboradores, essa abordagem garante que todos entenderão o conteúdo.
No momento de planejamento do curso, é possível investir em treinamentos que podem ser realizados em casa, mas também é viável trazer esses treinamentos de impacto para o cotidiano da empresa, empenhando-se para criar um ambiente de diálogo e bom relacionamento entre gestores e colaboradores. Além de fomentar um bom clima organizacional, a empresa também pode avaliar o conteúdo com colaboradores ao final do treinamento.
Além de incentivar a interação entre os participantes com questionários e atividades em grupo, abuse dos recursos tecnológicos para ganhar a atenção por mais tempo. Pequenos vídeos institucionais ou simulações de situações cotidianas da empresa feitas em animação podem auxiliar na absorção da mensagem em menos tempo. Além disso, treinamentos de impacto em conteúdo audiovisual podem ser reutilizados quantas vezes for necessário.
A Rodobens Comunicação Empresarial já possui amplo e bem-sucedido portfólio de projetos de capacitação empresarial. Com uma equipe altamente instruída e equipamentos modernos, a RCE produz treinamentos de alto impacto, tornando a equipe ainda mais produtiva e competitiva. Além disso, a plataforma de treinamento oferece dados importantes para leitura dos resultados, como audiência total do curso, feedback dos alunos e relatórios sobre desempenho.
Ao longo de mais de duas décadas de sucesso, a Rodobens Comunicação Empresarial, se consolidou no mercado de comunicação, onde é referência em profissionalismo, transparência e resultado. Pertence a um dos maiores grupos empresariais do Brasil, Empresas Rodobens. Especialista em distribuição de conteúdo, possui tecnologia em aplicativos para Eventos, Transmissão ao vivo, Treinamento e Gestão de meta.