fbpx
cursos EAD

Como criar cursos EAD?

Os cursos EAD estão se fortalecendo no conceito dos brasileiros. Com os últimos ocorridos, esse modo de estudo tornou-se a principal forma de adquirir novos conhecimentos. Quer saber como levar conteúdos relevantes aos seus colaboradores com cursos on-line? Continue lendo a matéria.

 

Você já parou para pensar que a internet pode ser a principal maneira para que os seus colaboradores troquem conhecimento? Os cursos EAD podem ser o caminho para que isso se torne realidade.

Mais da metade da população brasileira tem acesso à internet e, principalmente depois da inclusão tecnológica vivida com a pandemia, as pessoas estão cada vez mais conectadas. Esse cenário abre portas para um novo método de ensino: a educação a distância.

Ao compartilhar seus conhecimentos e experiências em cursos EAD, você ajuda a sua equipe a solucionar dúvidas e a prepara para que as tarefas sejam executadas da melhor forma possível.

Mas você está pronto para dar cursos EAD? Nós vamos te explicar a melhor forma de se comunicar com os alunos on-line. 

 

Como dar cursos EAD?

A distância é uma das maiores vantagens dos cursos EAD, uma vez que o professor e os alunos não precisam ocupar o mesmo espaço físico e conciliar horários para que a aula aconteça.

É comum que os cursos a distância tenham aulas gravadas, possibilitando que cada pessoa acesse a plataforma de estudos quando e onde desejar. Para esclarecer dúvidas, algumas aulas ao vivo acontecem, sendo o único momento em que todos precisam se dedicar ao curso ao mesmo tempo.

Assim como em aulas presenciais, é muito importante que você domine o assunto que irá compartilhar. Estar preparado é uma premissa básica para dividir conhecimentos.

 

Premissas dos cursos EAD

Se você está pensando em desenvolver cursos EAD para ajudar na especialização da sua equipe, é muito importante atentar-se a algumas premissas. Veja só:

 

1 – Produção de conteúdo

Os conteúdos trabalhados em cursos EAD possuem uma peculiaridade. Como os alunos estudam nos mais variados ambientes, as chances de passar por distrações são muito grandes.

Para evitar que isso ocorra, trate as informações de maneira adequada para o mundo on-line. Os temas precisam ser apresentados de forma leve, coesa e coerente.

 

2 – Interação

Seus cursos EAD podem ser um ótimo ponto para melhorar a comunicação interna da sua empresa.

Os colaboradores que procuram adquirir novos conhecimentos podem socializar com mais pessoas do time e isso ajuda na produtividade. Por esse motivo, incentive a interação entre os participantes e esteja próximo a eles.

 

3 – Novidades

Nada de tratar de processos que a sua equipe já domina. Use os cursos EAD para trazer novidades do mercado e implementá-las no cotidiano de trabalho.

Os conteúdos precisam estar alinhados com o que está acontecendo de mais atual no setor, apresentando soluções inovadoras, práticas e tecnológicas.

 

4 – Público

Compreender quem de fato é o seu público é essencial para gerar uma comunicação bem direcionada.

Quando pensamos em uma empresa, precisamos compreender qual é o nível de conhecimento dos colaboradores que participarão dos cursos EAD

Outro ponto que merece atenção é a linguagem usada durante a explicação. Por exemplo: se o curso será destinado para pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho, não adianta utilizar termos técnicos. Isso só complicará a comunicação e os deixará frustrados.

 

5 – Tecnologia

Para que os cursos EAD atinjam os resultados esperados, é essencial escolher as tecnologias certas para captação de imagem e som. O ideal é gravá-las em um estúdio profissional, com iluminação e equipamentos adequados.

A plataforma de estudos também precisa ser escolhida com muito cuidado. Para isso, identifique os pontos necessários para transmitir o conhecimento que os colaboradores buscam. Ter a personalização da identidade visual gera credibilidade, mostrando profissionalismo e, consequentemente, agregando valor.

 

Conte com a RCE Digital para produzir suas aulas EAD

Quando o assunto é tecnologia e inovação, nós estamos disponíveis!

Há anos atuamos no mercado de comunicação audiovisual, o que nos dá muita experiência no assunto. E a produção dos cursos EAD faz parte do nosso portfólio de serviços.

As soluções são totalmente personalizadas para atender às necessidades dos clientes e nosso time está preparado para auxiliar nas diversas etapas do processo.

Quer conhecer nossa plataforma de ensino e entender mais sobre a produção de aulas EAD? Entre em contato com nossos consultores.