Você já deve ter ouvido falar sobre SEO e indexação de conteúdos no Google, não é mesmo? A verdade é que outras plataformas também trabalham dessa forma. Para realizar indexação de vídeos no Youtube, é preciso seguir alguns pontos.
A plataforma de vídeo em questão é parte dos produtos Google e, por esse motivo, também utiliza os algoritmos de busca para apresentar resultados que solucionem as dúvidas de quem estiver fazendo uma busca.
Desta forma, ao postar um conteúdo, é preciso utilizar técnicas para a indexação de vídeos no Youtube que vão de encontro às primícias do SEO.
Você sabe o que é SEO?
Search Engine Optimization (SEO), é o termo em inglês que significa “otimização dos mecanismos de busca”. De modo geral, a ferramenta conta com diversas técnicas capazes de fazer com que os buscadores identifiquem um conteúdo e o apresente para pessoas que estão buscando assuntos relacionados.
Essas ações são aplicadas em páginas da web e as ajudam a garantir uma boa performance para atingir as primeiras posições do Google [o objetivo é estar otimizado o suficiente para atingir a posição zero].
Estar entre as primeiras posições é muito importante para dar visibilidade à sua marca e aumentar o tráfego no seu site.
Mas não para por aí: se você tem um canal, também é preciso realizar a indexação de vídeos no Youtube.
SEO para Youtube
Para fazer com que um canal do Youtube cresça, é preciso ter estratégia. O SEO é muito importante nesse quesito, afinal, ajuda na indexação de vídeos no Youtube e melhora o posicionamento nos resultados de busca.
Nós preparamos uma lista com tudo que você precisa saber sobre as técnicas de SEO para essa plataforma. Veja só:
Indexação de vídeos no Youtube: dicas para fazer com que seus vídeos apareçam nas primeiras posições
Dica 1: Escolha a palavra-chave ideal
Assim como no Google, o uso de palavras-chave é muito importante para a indexação de vídeos no Youtube, já que é por meio delas que a plataforma identifica o tema tratado e o associa às buscas feitas.
Por esse motivo, no momento da publicação de um vídeo, a palavra-chave trabalhada deve ser inserida no título, tags e descrição. Isso ajudará a plataforma a coletar as informações e usá-la no rankeamento.
Mas você sabe como escolher a melhor palavra para trabalhar? Uma boa dica é usar a ferramenta Google Trends, que apresenta o volume de busca mensal por região de cada termo de pesquisa. Quanto mais pesquisas, maiores a chances do seu vídeo aparecer.
Dica 2: Elabore um bom título para o vídeo
Pode parecer óbvio, mas não é. Os melhores títulos para a indexação de vídeos no Youtube são os que mais se assemelham ao formato usado pelos usuários no campo de pesquisa. Além disso, como falamos anteriormente, a palavra-chave também precisa aparecer no título.
Uma pesquisa realizada pela Briggsby identificou que títulos muito longos tendem a ter desempenho pior e as primeiras posições sempre são ocupadas por chamadas mais diretas e objetivas. Em média, as 20 primeiras posições contam com títulos que possuem, de 47 a 48 caracteres.
Dica 3: Use tags para indexação de vídeos no Youtube
O Youtube precisa de muitas tags para identificar o tema tratado no vídeo e o apresentar em resultados de pesquisa e sugestões de conteúdo.
É aconselhável utilizar de 6 a 8 palavras para evitar confusões no algoritmo. Nesse campo, a plataforma permite o uso de até 120 caracteres.
Dica 4: Desenvolva uma descrição de forma inteligente
No momento de fazer o upload de um vídeo, a descrição é um campo que não pode deixar de ser preenchido. Esse texto é muito importante e deve apresentar informações sobre o tema tratado em até 5000 caracteres.
Fazer uma descrição estratégica é importante para a indexação de vídeos no Youtube por dois motivos: ela pode ser usada como instrumento de persuasão para que o usuário acesse o vídeo e o trecho inicial da descrição aparece nos resultados de busca, sendo um ótimo call to action.
Mas não se esqueça de usar a palavra-chave no texto, afinal, isso também ajudará o algoritmo a identificar qual é o tema tratado no vídeo e ajudará na otimização dos resultados de pesquisa.
Esse é o espaço que você tem para oferecer conteúdos ricos aos espectadores, direcionando para outros sites para realizar a captação de leads. Durante o vídeo, ofereça um e-book, por exemplo, e deixe o link na descrição do vídeo. Com isso, é possível desenvolver um funil de nutrição para converter o possível inscrito em cliente.
O sistema de hashtags também funciona nesse campo e ajuda o usuário a encontrar outros vídeos. Importante: não exagere na quantidade. O ideal é usar até 15 hashtags.
Dica 6: Altere o nome do arquivo de vídeo
Antes de mais nada, é importante lembrar que os algoritmos lêem as linguagens de programação e, por esse motivo, o nome do arquivo é muito importante.
Desta forma, as técnicas para a indexação de vídeos no Youtube devem começar antes mesmo do upload do conteúdo. É preciso utilizar um nome descritivo com a palavra-chave inserida, não usar acentos e letras maiúsculas e, no lugar dos espaços entre as palavras, substituir por hífen. Um exemplo seria “como-melhorar-a-indexacao-de-videos-no-youtube”.
Dica 7: Legende todo o conteúdo
Como falamos no tópico anterior, o Youtube não é capaz de entender o que está sendo apresentado no vídeo, pois o algoritmo só entende textos e códigos.
Pensando nisso, uma ótima estratégia para melhorar a indexação de vídeos no Youtube é legendá-los. A própria plataforma oferece uma ferramenta para que a transcrição da fala seja feita automaticamente, mas é sempre bom conferir se tudo foi entendido bem e escrito corretamente.
Com isso, além de usar uma prática de SEO, você torna o conteúdo mais acessível, uma vez que deficientes auditivos poderão acompanhar o vídeo sem dificuldades de entendimento.
Como produzir um conteúdo em ênfase em indexação de vídeos no Youtube
Agora que você já conhece as principais técnicas de indexação de vídeos no Youtube, é muito importante saber que a qualidade de filmagem e edição também são muito importantes para que o usuário escolha ver o seu conteúdo ao invés das dezenas de outros já publicados.
Para isso, é muito importante contar a experiência de profissionais especialistas no assunto. A RCE Digital atua há anos no mercado audiovisual e oferece tudo que você precisa para as gravações e edições.
Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe e solicite uma proposta personalizada.