Os cursos on-line são ideais para quem tem pouco tempo disponível e ama adquirir novos conhecimentos. Graças a flexibilidade, permite que o participante acompanhe os conteúdos onde e quando quiser. Mas você sabe como criar um curso on-line e ainda monetizá-lo? Continue lendo a matéria e descubra.
Em 2020, todos vivenciaram muitas mudanças em suas rotinas. A maneira de adquirir aprendizado também foi reformulada e muitas pessoas optaram pelos cursos on-line.
Como muitos perceberam a comodidade e facilidade de estudar no conforto da sua casa, esse modelo de aulas acabou criando raízes e se manterá forte nos próximos anos.
Desta forma, surge um novo mercado para profissionais que desejam dividir suas experiências: o empreendedorismo digital. As pessoas estão sempre em busca de novos conhecimentos e, para se manterem atualizadas de forma prática, os cursos on-line são a melhor escolha.
Planejamento para vender cursos on-line
O primeiro passo para vender os cursos on-line é desenvolver um planejamento estratégico.
Comece estabelecendo quais são os objetivos que precisam ser alcançados. É essencial ser realista e escolher metas que podem ser atingidas com os materiais e investimentos disponíveis. Se isso não for feito, as chances de se frustrar são grandes.
Para ter sucesso é preciso pensar na qualidade dos vídeos, na tecnologia que será usada e em estratégias de marketing e vendas que ajudarão a alcançar o público-alvo.
Ao contrário do que parece, a jornada de vender cursos on-line não é algo complicado. Separamos quais devem ser os principais pontos de atenção para fazer dar certo. Veja só:
1 – Mercado e público-alvo
Antes de mergulhar de cabeça na ideia de produzir cursos on-line para monetização, estude o mercado no qual deseja atuar. Nesta etapa, é importante fazer uma análise completa sobre os concorrentes, público, fornecedores e parceiros.
Com esses dados em mãos, fica mais fácil entender se esse mercado é uma ótima opção para se investir ou se já está saturado. Você também entenderá qual é o real interesse do público-alvo sobre os conteúdos que pretende ensinar e se poderá contar com parceiros e fornecedores para a criação de conteúdos com qualidade.
2 – Melhor formato para os cursos on-line
O segundo passo é definir qual é o melhor formato para os seus cursos on-line. Essa decisão precisa ser tomada com base nos dados analisados no tópico anterior, já que deve seguir as preferências do público-alvo. Levar como base o que a concorrência está fazendo também é uma ótima opção, porém, em alguns momentos é preciso ser inovador e sair fora da caixa.
Existem muitos formatos para se trabalhar no EAD graças às tecnologias disponíveis. Alguns exemplos são o LMS (AVA), cursos em vídeos, e-books, entre outros. O grande diferencial é saber como vender os seus cursos on-line.
É importante destacar que no mercado atual, as videoaulas são o formato mais atraentes para o EAD. Esse modelo reduz a carência dos alunos em relação à presença de um professor, já que se assemelha bastante ao que acontece em uma sala de aula.
3 – Produção dos conteúdos
Com o formato decidido, é o momento de produzir os conteúdos para monetizar cursos on-line. Para isso, é fundamental contar com equipamentos específicos.
Todos os vídeos disponibilizados para os participantes precisam ser produzidos em alta qualidade de imagem e som. Isso é essencial para garantir a compreensão sobre todas as informações passadas.
Câmera, microfone e iluminação são itens que precisam ser pensados com todo o cuidado para atingir o que se deseja.
Durante as gravações, foque na didática do que está sendo passado nos cursos on-line e não se esqueça da interatividade. Mesmo que as aulas não sejam ao vivo, isso ajuda na compreensão de quem assistir posteriormente.
4 – Plataforma de venda dos cursos on-line
E por último, mas não menos importante, é a hora de escolher a plataforma de venda para os cursos on-line.
A RCE Digital oferece a solução ideal para você. Com a nossa Plataforma EAD, ensinar fica mais prazeroso. A ferramenta permite criar aulas interativas com muita tecnologia.
Além disso, nós também participamos de todas as etapas anteriores, dividindo nossa expertise no assunto com você para atingir a meta da monetização de cursos on-line.
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