Dicas para o sucesso dos seus vídeos na internet!

vídeos na internetConta para a gente: vídeo também é sua praia? Ou, pelo contrário, não é e por isso justamente você sente que precisa de ajuda para produzir os melhores?

Se você faz ou deseja fazer vídeos para o seu público final, mas não quer que eles caiam no esquecimento ou que não passem dos primeiros segundos de visualização, é hora de começar a ficar ligado no que faz mais sucesso na internet.

Topa o desafio? Fica tranquilo; a gente te dá uma força.

Vai trabalhar com EAD? Que tal chalk talk?

Trabalha com treinamentos ou cursos, mas nunca ouviu falar sobre isso?

Não tem problema. Simplificamos tudo: chalk talk é um termo em inglês que significa algo como “conversa em giz”. Propõe que se use mais que a voz para fazer um vídeo de aula ou palestra, no caso. Uma técnica que une um quê de “mapas mentais” para fixar a ideia na audiência.

Por exemplo, que tal fazer uma apresentação ilustrada durante seu vídeo? E usar isso para explicar algo a seu público em vez de minutos e minutos só falando ou até horas, que acabam tornando-o cansativo?

Você pode usar diferentes recursos, como cartazes, quadro branco ou folhas soltas para desenhar à vontade e mostrar melhor o que está falando, criando “esquemas” para melhor entendimento.

Utilizando técnicas de chalk talk você pode criar memorizações muito mais rápidas na mente do seu público, passando com muito mais eficiência e engajamento o conteúdo que está ensinando ou palestrando.

Escolha um tema para gravar seu vídeo

Que tal fugir dos assuntos genéricos? É isso mesmo, muitas empresas focam demais os investimentos de vídeos em assuntos institucionais ou comerciais e isso tem um lado positivo, afinal, faz parte da estratégia de comunicação da empresa trabalhar com essas linhas, mas não é a única opção que elas têm.

A grande sacada é produzir conteúdo para seus públicos e surfar a onda do momento para fazer vídeos temáticos, que falem de assuntos da atualidade, que estão causando curiosidade entre eles.

Procure temas que estão em alta, demonstrando que sua empresa está antenada com o que está acontecendo e tem propriedade para falar sobre os assuntos.

Por exemplo: trabalha com marketing e uma nova ferramenta vai ser lançada no mercado? Que tal se antecipar e explicar mais sobre ela?

Mas calma aí, está sem inspiração? Vale dar uma olhada nos trend topics das principais ferramentas de busca da internet para saber o que as pessoas estão mais consumindo.

Se você é ou deseja ser especialista em sua área e tornar-se referência na internet é hora de investir em vídeos que passem essa autoridade, claro, sempre dentro do assunto que você domina em suas soluções e do qual possa falar para agregar algo ao seu público.

Invista em storytellings

Há quem diga que contar histórias está na moda, mas a realidade é que nunca saiu de moda. O ser humano sempre usou histórias para contar experiências de sua vida ou do mundo ao redor, para dar forma a sonhos, criar emoção e motivar a conquista de objetivos.

Isso cai muito bem em vídeos. Afinal, todos estão procurando formas de conteúdo que tragam mais “realidade” ao dia a dia. Conteúdos que envolvam com histórias de superação, dores das personagens, suas percepções e soluções que encontram para os problemas.

Afinal, todo mundo fica com vontade de testar um produto que deu super certo ou viver uma experiência daquela de conto de TV.

Um convite perfeito para criar identificação.

Lance mini vídeos falando de tendências, produtos e experiências

Já ouviu falar em “marcas influenciadoras”? Se antes as marcas gastavam milhões para fazer seus comerciais na TV ou na rádio, hoje isso não é mais a única opção para alcançar um grande público.

Claro que não acabou, mas a internet trouxe inúmeras formas de mudar e segmentar a distribuição de conteúdo, melhor administrando o orçamento. Muitas oportunidades estão à disposição on-line ou em plataformas de transmissão ao vivo e de distribuição.

Torne sua marca especialista no que diz; una isso a uma estratégia  de conteúdo e ofereça seus vídeos como suporte para isso. Ah, e atenção para a dica: vídeos curtos se quiser engajar mais rápido! Se a intenção for destrinchar um assunto, use outra solução e convide para treinamentos (link treinamentos EAD) ou promova uma live!

Adapte seus pequenos “eventos” para vídeos

Eventos são ótimas ferramentas de comunicação e marketing, mas dão um “trabalhão”, certo? E se a tecnologia puder ajudar em alguns momentos, então aproveite!

Deixe os eventos realizados fisicamente para ocasiões mais especiais e imprescindíveis. Aposte mais em webinars e videoconferências que tenham recursos para integrar maior quantidade de pessoas também, quando for o caso, permitindo interação ao vivo.

Veja qual a finalidade e, dependendo disso, você pode fazer algumas escolhas. Que tal marcar um encontro com a galera às x horas para um bate-papo super proveitoso on-line?

Marque mais “encontros” no tom de dicas.

Vantagens disso? Inúmeras: redução de custos para você produzir, para o público se deslocar e participar, para um alcance muito maior.

E ah, você pode ter a chance de convidar pessoas de fora de sua empresa para palestrar e dividir conhecimento em nome de sua marca, já que as barreiras geográficas serão muito menores para isso e você poderá fazer integração dos seus ambientes no vídeo e aproveitar melhor o networking para enriquecer suas produções.

Portanto, a dica é: Primeiro defina o que você quer atingir. De que modo você quer fazer sucesso na internet: maior conversão em vendas, ter sua marca divulgada, conhecida, comentada em redes sociais, fóruns, entre outras possibilidades são alguns dos resultados esperados por quem aposta em vídeos. E em seguida parta para a ação!

E aí, sente que chegou a hora de fazer sucesso na internet? Conte com a RCE para te ajudar na melhor tecnologia!