Inteligência artificial: o que é?

inteligência artificial

A inteligência artificial existe desde 1940, porém, nos últimos anos, os estudos e aplicações tornaram-se mais reais. Conheça agora o que é IA e como essa inovação está presente em nosso cotidiano.

 

Se você chegou aqui para saber mais sobre o filme A.I. – Inteligência Artificial, do diretor Steven Spielberg, de 2001, sorry, mas esse texto não vai falar sobre ele. Recomendamos o filme? Sim, claro. É um clássico e tanto. Mas hoje vamos explicar o que é Inteligência Artificial e como ela é aplicada aos negócios. Prometemos que lá no final do texto daremos dicas de filmes e livros sobre o assunto, afinal, somos apaixonados por esse tema aqui na RCE Digital.

Conceito: a inteligência artificial consiste em uma parte da ciência da computação que se dedica a elaboração de dispositivos com algumas habilidades humanas, como é o caso da capacidade de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Em resumo, a inteligência artificial consiste na capacidade de um dispositivo se tornar inteligente. 

Surgimento: os primeiros registros de estudos sobre inteligência artificial aconteceram em 1940, buscando apenas encontrar novas funcionalidades para computadores, que ainda eram projetos. Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, surgiu a necessidade de desenvolver tecnologias para auxiliar na indústria bélica.

Diversas linhas de estudo sobre inteligência artificial foram surgindo com o decorrer dos anos. Uma delas é a biológica, que tem foco em imitar as redes neurais humanas. Essa corrente de desenvolvimento tecnológico teve início nos anos 60, com pesquisadores que acreditavam que algumas máquinas possuíam o potencial de realizar tarefas complexas feitas pelo ser humano, como raciocinar, pensar e tomar decisões, por exemplo.

Após um período neutro, os estudos sobre inteligência artificial voltaram a ganhar relevância em 1980. Mas foi em 1990 que recebeu um grande impulso, consolidando-se como a base dos estudos de IA. Pronto, agora já contextualizamos o assunto.

 

Aplicações de inteligência artificial na vida real

Depois de um pouquinho de história, vamos falar sobre como aplicar à vida real.

Atualmente, existem diversas aplicações de inteligência artificial em nosso cotidiano. Já é possível encontrar essa tecnologia em jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robôs auxiliares, entre muitos outros.

Um ótimo exemplo de aplicação de inteligência artificial na vida real é o usado pelo e-commerce chinês Alibaba, que prevê o que o cliente deseja comprar. Com um processamento em linguagem natural, o Alibaba mostra exatamente o que o cliente deseja encontrar ao abrir o site. Se você ainda não testou, acesse o site deles e depois conta pra gente o que achou. 

Esse tema deve ser levado em consideração em conversas sobre tecnologia e inovação e ambos fazem parte do DNA da RCE Digital. Nossa empresa é especialista em criar soluções tecnológicas e inovadoras para solucionar as necessidades de diversas empresas e pessoas. Nosso objetivo é tornar tudo mais simples, evitando burocracias ao contar com ferramentas digitais.

Em nosso blog, você encontra mais temas sobre tecnologia e inovação para se manter antenado nesse assunto! 

Quer saber quais são as soluções que podemos levar ao seu negócio? Não perca tempo! Entre em contato com nossa equipe agora mesmo e entenda sobre as ferramentas de conectividade e audiovisual desenvolvidas pela RCE Digital.

Mas peraí!!! Prometemos dicas de livros e filmes, certo? Não esquecemos de vocês.


Aplicações de inteligência artificial na ficção

A inteligência artificial é um tema muito encontrado nas histórias de ficção científica, aparecendo em livros, desenhos animados e filmes. Um autor que trabalha essa temática em suas produções é o russo Isaac Asimov, que apresenta o assunto nas obras “O Homem Bicentenário” e “Eu, Robô”, livros que receberam adaptações para o cinema.

Existem, ainda, outras ficções que polemizam o uso da inteligência artificial na sociedade, como é o caso de “Exterminador do Futuro”, dirigido por James Cameron, que demonstra como uma máquina com raciocínio pode ser fria perante a humanidade.

Você tem mais alguma dica de filme ou livro para compartilhar com a gente? É só comentar. 😉