O que você precisa saber antes de produzir o vídeo institucional da sua empresa

É da turma que pensa que vídeo institucional serve só para quando você lança uma empresa?

Embora ele seja sim uma ótima peça para fazer parte do “enxoval de marca”, elaborado junto com todos os outros materiais que vão acompanhá-la, como cartão de visitas, site, redes sociais, logo, assinaturas e as definições de missão, visão e valores, não significa que é usado uma única vez.

O vídeo institucional é atemporal! Ou seja, você pode utilizá-lo em diferentes situações. Utilizar para promover sua empresa e (por que não?) até seus produtos e campanhas.

Contar sobre o que sua empresa está fazendo e gerar identificação nos seus públicos é uma das utilidades dessa ferramenta “coringa” na sua comunicação corporativa.

Por isso, se você pensa que é um item muito pontual, está perdendo criatividade!

Vídeos institucionais são ricas oportunidades que podem ser aproveitadas em diferentes momentos da empresa.

Para te ajudar, veja as dicas que preparamos:

Utilize o vídeo para manter sua história em movimento

Pare e pense um minuto: você é o mesmo de 5 ou 10 anos atrás? De quando começou uma faculdade, um trabalho novo, em uma nova cidade ou um novo projeto, por exemplo?

Então, muito provavelmente sua empresa também não! Ela evoluiu e, assim como você, pode ter muita história e novidades para contar, desejando compartilhar com os clientes.

Mostre que sua empresa não está parada no tempo!

O trabalho de comunicação deve ser dinâmico e acompanhar os momentos e fases da empresa.

Dê uma olhada na chuva de oportunidades que você pode aproveitar para usar vídeos institucionais de sua empresa. O uso desse tipo de produção pode envolver: o lançamento de um produto ou serviço, abertura de uma nova área, realização de parceria, apresentação de uma nova identidade visual, introdução para um grande evento e assim por diante.

Que tal um vídeo para anunciar ou promover uma fusão? Assim, você explica para os consumidores e demais públicos como devem passar a enxergar sua marca a partir de então.

Que tal um vídeo para mostrar uma nova área de tecnologia na empresa?

Tecnologia é inovação e representa modernização, sendo que, hoje em dia, é a palavra da vez. Mostrar que sua empresa investiu em um novo polo, se for o caso, e em potencialização de resultados, por exemplo, mostra visão de futuro, abre mercados e conquista consumidores.

Resgate a memória da sua empresa

Se a ideia for fazer um “balanço” do quanto a empresa cresceu, resgate as memórias dela, veja quais fotos, vídeos, eventos, datas marcantes e melhores momentos você tem registrado e pode colocar no vídeo.

Construa uma linha do tempo, dinâmica, com animações, se puder.

Conte quem sua empresa é e em que ela acredita. Lembre-se: as pessoas têm curiosidade sobre histórias (suas e de empresas).

Mais do que comprar um produto seu, elas esperam entender qual o papel da sua marca no mundo, a história que construiu e como isso pode atender aos ideais que elas mesmas acreditam e defendem.

Prepare vídeos institucionais para datas marcantes

Como o mundo dos negócios é dinâmico e naturalmente sua empresa pode ter passado por adaptação e ter hoje novas fases, novos cronogramas (planos de desenvolvimento/áreas) e portfólio, essa é uma oportunidade para reciclar sua importância.

Aniversários podem ser uma ótima oportunidade de fazer um vídeo institucional, como nos 10 anos da empresa, por exemplo, ou mesmo usados em datas comemorativas pouco conhecidas, mas que estejam atreladas aos princípios que a empresa adota e valoriza: como o Dia da Gentileza, Dia do Amigo, Dia do Consumidor, Dia Internacional da Mulher.

Pare também e pense: sua empresa conquistou um prêmio? Que tal aproveitar esse momento especial para fazer uma retrospectiva e produzir um vídeo de homenagens?

Além de distinguir seu negócio, serve como motivação para sua empresa se posicionar melhor no mercado e para seus funcionários, gerando o “orgulho de pertencer”.

Divulgue suas causas e conquiste engajamento para você e para elas

Sua empresa se engaja com causas sociais? Que tal fazer um vídeo institucional falando sobre isso, sobre a filosofia dela em participar dessas ações e, de quebra, incentivar e chamar a sociedade para se engajar também?

Não deixe de contar, no vídeo institucional, quem a sua empresa é nesse contexto e a diferença que ela faz, no que ela acredita e como sua influência pode ajudar em um mundo melhor.

Além de gerar mais uma vez identificação, você mostra credibilidade como uma empresa que não só fala, mas também faz, levando a sério.

E então, ficou empolgado para fazer um vídeo institucional para o novo momento que sua empresa está vivendo? Fale com a RCE! Podemos te ajudar!