Para atender a diferentes objetivos, saber como fazer vídeo de qualidade pode ser algo bastante estratégico em uma empresa ou projeto. Afinal, já parou para pensar em como ter técnicas apuradas para fazer e transmitir o conteúdo pode te ajudar a engajar pessoas?
A dica de ouro é saber como passar conhecimentos e emoções, de modo a “transportá-las” para a experiência que o vídeo aborda.
Quanto mais êxito ele tiver nesse impacto, mais seu conteúdo vai ser absorvido e ficará na memória delas.
Por isso, trazemos a seguir o que você precisa garantir para ter uma produção incrível! Curioso para saber? Então vem com a gente!
Comece sondando seu público e tentando descobrir o que é mais interessante para ele. Pense no tipo de linguagem que é mais adequada e cativante para prender sua atenção e gerar identificação.
O vídeo, como elemento essencial para determinadas atividades da empresa, é algo que requer atenção para que seja bem visto. Então, é preciso entender o quanto ele se conecta com a realidade da pessoa que está assistindo.
Para isso, invista no briefing, roteiro e planejamento, apostando em um brainstorming de ideias. Coloque emoção e procure entender quais são as principais curiosidades do destinatário e as dúvidas que ele tem. Com esse planejamento, você poderá transformar o conteúdo do vídeo em algo próximo do que ele verdadeiramente precisa.
Vídeos de qualidade ruim, imagens distorcidas ou “apagadas”, sem foco, iluminação inadequada, bem como áudio de baixa qualidade testam a paciência de quem assiste e prejudicam a experiência com o vídeo.
Nada mais decepcionante, por exemplo, do que, após filmado o vídeo com todo cuidado, a voz ter ficado muito baixa. O mesmo acontece quando o nível de ruído ao fundo atrapalhar completamente o projeto, não é?
Você não quer que isso aconteça, por isso tenha precaução.
Recursos profissionais irão colaborar para captação adequada de voz e imagem. Sem contar que, em uma etapa de pré-produção, você pode pedir opinião de especialistas em relação aos tipos de recursos de gravação mais indicados para o espaço e a demanda que você tem.
Para engajar, seu vídeo precisa ter um diferencial. Seja o cenário, a pessoa que transmitirá a mensagem ou o formato do conteúdo, é preciso encantar quem estiver assistindo. Se o foco for em um porta-voz, prepare-o com informações e treinamentos para que ele possa imprimir o estilo da sua empresa durante o vídeo.
Em seguida, pense no formato por meio do qual quer representar e transmitir esse conteúdo.
Por trazer movimento, o vídeo tem a capacidade de encantar mais do que mil palavras e, por essa razão, você pode pensar em investir mais nas imagens e ambientação do que nas próprias falas em si, desde que transmitam a mensagem adequadamente e deem conta do recado.
E sempre que possível procure trazer conteúdos exclusivos e diferentes para o seu público.
Ser criativo nos vídeos pode significar usar animações ou utilizar algum tipo de inovação para criar conteúdos audiovisuais cada vez mais dinâmicos e abrangentes.
Por exemplo, um vídeo institucional ou motivacional pode não apenas utilizar trechos do cenário em que você for gravar, mas inserir trechos de outros vídeos para enriquecer ainda mais a história, mostrando também evolução.
No caso dos vídeos institucionais, mostrar o funcionamento da empresa, abordando os ambientes dela em outras perspectivas, traz uma visão mais envolvente e “realista” da experiência.
Nesse caso, é preciso ainda pensar na questão digital e no fato de como a internet “prende e distrai” seus consumidores.
Portanto, quanto mais criativo o vídeo, mais chances ele tem de engajar os destinatários.
No final, não se esqueça: uma solução de distribuição multiplataforma ajuda a atingir melhor sua audiência. Engajamento vem disso também.
Um vídeo que não possa ser encontrado acaba desestimulando visualização ou compartilhamento.
Lembre-se: um vídeo que engaja não é somente o que for bem produzido, mas aquele que consegue chegar ao seu destino adequadamente e atingir o público certo na hora certa e do jeito certo para ter o melhor aproveitamento.
E então, sua empresa já investe em produções incríveis? Como tem sido a performance dos seus vídeos? Precisa de ajuda? Fale com a gente!