Vantagens da utilização de vídeos como forma de comunicar e integrar as equipes

Quem acompanha a rotina de uma empresa ou lidera um departamento sabe bem que, hoje em dia, os ambientes de trabalho estão ficando cada vez mais dinâmicos. Portanto, é preciso se valer de recursos, como os vídeos, que ajudem a aprimorar os processos. Os mesmos recursos também integram grupos de trabalho – muitas vezes à distância.

Nesse sentido, novas tecnologias trazem opções para empresas conseguirem melhor gestão do tempo e equipes, permitindo maior colaboração.

Saiba quais são as vantagens de implantar a utilização de vídeo em sua empresa também:

Modernização e flexibilidade

Trabalhar com vídeos e ferramentas multimídia traz flexibilidade para que as equipes compartilhem conteúdo. Além do mais, trazem as vantagens em mobilidade (veja também 7 vantagens da comunicação corporativa na Era Digital).

Quanto mais eficientes e assertivas forem as ferramentas com as quais a empresa pode trabalhar, mais chances a terá de ganhar produtividade. Esse fator é essencial para sucesso que se reflete inclusive no atendimento das expectativas dos clientes.

Além disso, vídeos podem ser acessados por diferentes plataformas e em diferentes dispositivos, como tablets ou smartphones, meios “versáteis”. Isso garante alcance muito maior a alguns conteúdos.

Otimização do tempo

Trabalhar com vídeos permite otimizar tempo e recursos, reduzindo gastos com deslocamento, por exemplo. Economizando custos e tempo, o colaborador pode focar no que é estratégico para o negócio e de fato traz resultados.

Ao aumentar a integração dos times, também amplia o engajamento entre os participantes de um mesmo projeto, por exemplo.

Capacitação e interação por vídeos

Em treinamentos, mais eficaz que apenas conteúdo escrito, apostilas (mesmo que digitais) ou instruções enviadas por e-mail, trabalhar com vídeos permite demonstrações e criação de apresentações mais dinâmicas. Por consequência, elas podem ser mais interessantes ou ajudar melhor na fixação de conteúdos e entendimento de ideias. Isso colabora para que todo o trabalho seja mais produtivo e envolvente.

Facilidade para reuniões

Os vídeos, quando integrados a alguma ferramenta de comunicação corporativa ou treinamento, ajudam na realização de reuniões e conferências. Permitindo a comunicação entre equipes de forma mais prática, viabilizam, assim, a troca rápida e facilitada de ideias e alinhamento. Muitas vezes esses alinhamentos não dependem só de encontros presenciais. E é justamente nessa hora que os vídeos otimizam a rotina, já que as reuniões presenciais podem coincidir com outros compromissos de um ou mais membros dos times no mesmo dia, dificultando a presença de todos.

Integração e “encurtamento de distâncias” 

Por fim, os vídeos ajudam a otimizar a forma de comunicar e integrar equipes, pois permitem a quebra de barreiras geográficas e possibilitam compartilhar mais conhecimento e experiências, unindo forças de trabalho em pontos diferentes e ajudando a conduzir equipes remotas.

Para situações em que os vídeos não serão “real time”, investir na produção de vídeos também ajuda a empresa a exercitar a criatividade e implementar a inovação permanente. Assim, ela pode, inclusive, utilizar a criação de conteúdos audiovisuais para reforçar assuntos ou ações institucionais comerciais ou de motivação.

Isso pode aumentar o engajamento também entre funcionário e empresa e não somente entre as equipes. E não se pode esquecer que esse fator também acaba influenciando em todo o clima organizacional.

Vale destacar que ao trabalhar com vídeo como ferramenta as empresas também têm padronização da informação. Com eles a mesma informação chega para todos, o que diminui a probabilidade de “ruídos”. Assim, elas não dependem unicamente dos multiplicadores dessas informações em seus ambientes e não correm o risco de distorção de conteúdo, minimizando problemas que possam ter na comunicação.

E então, sua empresa precisa de soluções de vídeo para essas diferentes necessidades? Fale com a RCE Digital e conte com todo o suporte necessário para implementar essa tecnologia com sucesso em seu ambiente de trabalho!