Videografismo: O que é e como pode ajudar a deixar seu vídeo mais interessante?

videografismo

Sabe aquele vídeo divertido, engajador e animado, que você acompanha com empolgação? Pois bem, é para isso que o videografismo ou motion graphics pode contribuir.

Mas o quê? Você ainda não sabia a “mágica” que ele pode fazer?

A tecnologia é uma área dinâmica e a produção e edição de vídeos não param de evoluir. Descubra já o que ela oferece e como isso pode ajudar a deixar seu vídeo muito mais interessante!

O que é videografismo?

Videografismo é uma linguagem visual para criar vídeos com elementos gráficos abstratos ou em forma de animação.

Conhecida também como motion design e design de animação, entre outras nomenclaturas, essa palavra pode remeter ao uso de tecnologias eletrônicas e recursos audiovisuais para dar mais movimento aos vídeos, como a inserção de personagens, objetos em forma de gráficos, gifs e 3D.

Animações gráficas 

Com certeza você já viu aqueles vídeos que mesclam situações envolvendo pessoas e algum “desenho” na mesma cena, certo? Ou mesmo vídeos feitos totalmente em animações. Pode ser o caso de um vídeo que traz uma pessoa mostrando um painel ao fundo. Nem sempre aquela representação gráfica está no “plano real” do vídeo, mas muitas vezes recorre-se a recursos gráficos para “inserir” aquele elemento na cena, tornando o vídeo mais dinâmico no que se propõe.

É muito comum em comerciais também, mas não só. Mesmo em vídeos institucionais a utilização desses recursos ajudam a tornar o vídeo mais rico e dinâmico.

Em outros casos, a computação gráfica contribui para “toques” no vídeo que passem mensagens ou ajudem a situar melhor algum tipo de informação (na tela de quem irá assistir), como no caso da inserção de faixa, preparação de menus e assim por diante.

2D e 3D

Em alta no mercado, a tecnologia 3D em vídeos cria um cenário em que a pessoa se sente como “parte da cena”, aproximando a imagem e melhorando a visualização.

A diferença entre 2D e 3D é que no caso da tecnologia 2D as imagens do vídeo são bidimensionais, como em  desenhos “traçados”/ “com risco” que se movem na vertical e horizontal e não dão a noção de “profundidade”, enquanto na tecnologia 3D utiliza-se mais uma dimensão, contribuindo justamente para essa visão de profundidade, além de sombras e texturas que podem ser diferenciadas, dependendo do tipo de projeto.

De toda forma, contribuem para que a  apresentação do vídeo seja ainda melhor e em muitos casos até mesmo divertida, combinando muito bem com a demanda.

Você já faz vídeos mesclando design gráfico/videografismo para sua empresa? Precisa de especialistas que deem aquele toque final no seu projeto?
Fale com a RCE Digital! Podemos te ajudar!