Webinar o que é e como pode ajudar na quarentena

webinar o que é

Alguns se perguntam webinar o que é? E a verdade é que muitos estão usando essa técnica, mesmo sem saber, durante o período de isolamento social. Quer saber mais? Continue lendo essa matéria.

 

Ao escutar esse termo, muitos se perguntam “webinar o que é”?. Essa palavra é usada para caracterizar eventos, reuniões ou seminários realizados pela internet.

E para que isso aconteça da melhor forma, é importante optar por plataformas específicas de comunicação em tempo real, com vídeo e áudio. Elas permitem que palestras, discussões, apresentações e até mesmo aulas, sejam transmitidas com qualidade para um grande público, que pode ser aberto ou fechado, de acordo com os objetivos do webinar.

O termo deriva de “web-based-seminar”, que, traduzindo, corresponde a “seminário baseado na web”.

Uma ótima definição para responder webinar o que é são as conferências realizadas via internet, fazendo com que a comunicação aconteça por via única, ou seja: o apresentador fala e os telespectadores absorvem o conhecimento. Porém, existe ainda a possibilidade de interação dos participantes via chat.

Para auxiliar na apresentação do tema, os mediadores podem mostrar slides, links, compartilhar tela e interagir com toda a audiência.

 

Webinar o que é e o que significa em tempos de quarentena

A comunidade mundial está passando por um momento de isolamento social, no qual todos estão mantendo-se em casa para garantir que os riscos de contaminação com o Coronavírus (Covid-19) sejam menores.

Muitas empresas decretaram home-office, outras, optaram por férias coletivas e tiveram as que precisaram desligar funcionários para conseguir manter a saúde financeira da organização.

Nesse momento em que todos estão em casa, o investimento em profissionalização está sendo maior e isso acontece totalmente por meio da internet, com os webinars.

Cursos sobre ferramentas, discussões sobre temas relevantes para diversas profissões e, até mesmo, treinamentos de equipes estão fazendo o maior sucesso nessa quarentena.

A pandemia trouxe notícias tristes para todos, mas também está ajudando a reinventar as formas de comunicação entre pessoas e, sem dúvidas, isso é um grande aprendizado para todos. 

 

Itens que não podem faltar

Agora que você já sabe webinar o que é, chegou o momento de conhecer os elementos que não podem faltar durante os seminários online.

 

1 – Apresentador

Uma pessoa que domine o webinar o que é e o tema que será tratado, não pode faltar. Entender todas as ferramentas e possibilidades desse processo faz com que seja oferecido um conteúdo rico e cheio de informações extremamente relevantes para o público. 

 

2 – Equipamentos

Neste momento de pandemia, é fundamental ter um computador com uma boa webcam e um microfone, que pode ser o dos fones de ouvido. Além disso, é importante contar com uma plataforma especializada nesse assunto para garantir que a transmissão tenha a qualidade necessária.

 

3 – Ambiente

Estar em um local bem iluminado e calmo faz toda a diferença para as transmissões de webinar. Gravações próximas às janelas, com entrada natural de luz, faz com que a qualidade da imagem seja maior e escolher cômodos isolados, sem interferência de ruídos externos, garante que o áudio seja limpo e que todos os expectadores escutem perfeitamente.

 

4 – Conexão com internet

O wi-fi é prático por garantir a mobilidade, porém, durante um webinar, essa opção pode significar uma escolha ruim, já que a conexão pode oscilar. Nesse momento, é recomendável estar com o cabo de rede plugado em seu computador, evitando que a internet caia.

 

Webinar o que é e como funciona a interação

Anteriormente, deixamos o modelo mais comum de interações em webinar: o apresentador fala e o público absorve o conhecimento, podendo trocar informações através do chat.

É importante destacar que isso não é uma regra e pode variar de acordo com os objetivos de cada webinar. É comum que o mediador abra um debate após finalizar o conteúdo, ouvindo as dúvidas do público e as esclarecendo.

 

RCE Digital: uma ótima escolha para a transmissão do webinar

O distanciamento social está fazendo com que a gente revolucione nossa forma de se comunicar. Por isso, é absolutamente natural e compreensível que a gente precise da ajuda e do suporte de alguns profissionais para se conectar.

O webinar é uma excelente opção. Com a RCE Digital você conta com o apoio de profissionais que proporcionam segurança e comodidade para você. 

Oferecemos diversas soluções personalizadas – que vão desde a construção de um roteiro até o uso de uma plataforma ideal para atender as necessidades do seu público.

Parece fácil, mas não é. Quando colocamos a mão na massa, é que percebemos a quantidade de coisas que temos que administrar durante a transmissão: vídeo e áudio, compartilhamento de tela, envio de link, votação, interação por chat, liberação de áudio e vídeo dos participantes, entre outras funcionalidades. 

O mais legal é que tudo isso funciona muito bem junto, mas você também pode escolher, de acordo com a sua demanda. Nós temos um cardápio recheado de opções e combos para melhor te atender nesse momento.

Afinal, nós também estamos do lado de cá e sabemos o quanto uma informação coerente, precisa e objetiva faz toda diferença para absorção de conteúdo.

Então faz o seguinte: você fica responsável em nos munir de informações e todo resto fica com a gente! Fechou?

Quer saber mais e entender como podemos ajudar nesse momento de pandemia? Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudar na realização dessa transmissão tão importante nesse momento. Entre em contato agora mesmo.

Em nosso blog você encontra mais dicas importantes para o período de isolamento social.