5 Dicas para palestra online

Uma palestra online precisa de qualidade para conquistar os participantes. Conheça dicas e saiba como fazer isso. 

 

A palestra online conquistou o coração dos brasileiros, que agora podem adquirir novos conhecimentos sem sair de casa. Sempre que falamos em palestra online, estamos nos referindo ao desenvolvimento de temas que podem ser transmitidos ao vivo pela internet em formato de vídeo.

Geralmente, elas são abertas para que o público interaja através de mensagens, permitindo que enviem dúvidas sobre o tema que está sendo tratado.

O principal objetivo de uma palestra online é levar conhecimento valioso aos espectadores que, mesmo a distância, buscam dividir experiências e aprimorar o que sabem sobre o assunto tratado.

Uma grande vantagem de preparar esse tipo de conteúdo é ser visto como referência no segmento, ganhando credibilidade. Isso é fundamental para mostrar aos clientes que você domina o que está falando.

Se você faz parte do time que ama conectividade e quer levar sua palestra para o mundo digital, preparamos 5 dicas imperdíveis para tornar a palestra online um sucesso.

 

1 – Escolha um tema para tratar na palestra online

Esse primeiro passo é óbvio demais? Garantimos que não!

Antes de mais nada, você precisa definir um assunto específico, que esteja dentro do seu tema de domínio para tirar de letra, para tratar na palestra online.

É muito importante pensar bem sobre o que irá falar para garantir que saberá responder com exatidão as dúvidas dos espectadores.

O domínio do tema também ajuda a prender a atenção de quem estiver assistindo, já que deixará a palestra online ainda mais interativa e interessante.

 

2 – Sua palestra online precisa de objetivos

As palestras costumam ter dois tipos de objetivos: o de vender um produto ou educar.

Caso sua palestra online faça parte do primeiro grupo, é importante deixar isso claro a todo o momento. Apresentar as vantagens do produto é um grande diferencial. Não se esqueça de finalizar com uma chamada para a página de vendas.

Já se você deseja educar os participantes dividindo conhecimentos, é preciso abordar o tema de forma mais ampla, sem se preocupar com frases vendedoras. 

 

 3 – Tenha um roteiro

Quando ficamos apreensivos é normal dar aquele branco na mente.

Para evitar que isso aconteça, tenha um roteiro que destaque as principais partes da palestra online.

Isso também é importante pois, em caso de palestras com interação dos participantes, é comum que o assunto seja desviado. Neste caso, você precisa encontrar o fio da meada para voltar ao tema central e passar todas as informações que preparou.

Mas atenção! Esse roteiro não deve conter todas as suas falas, já que a palestra online precisa ser fluída e leve para não causar má impressão e parecer que você não tem domínio sobre o tema.

 

4 – A divulgação é importante

Não tem motivos para preparar uma palestra online se não tiver público, não é mesmo?

As mídias digitais como e-mail, site e redes sociais são ótimos canais para divulgação. Se você faz parte de grupos que abordam temas relacionados ao conteúdo, publique neles também.

 

5 – Pré-palestra

Mesmo em palestras mais informais, se preparar é preciso. Imprevistos acontecem e devemos fazer o possível para evitá-los. 

Teste todos os equipamentos que usará. A câmera e o microfone devem estar captando áudio e vídeo da melhor forma e a internet não pode oscilar. 

Para isso, escolha ambientes iluminados, silenciosos e que, de preferência, contem com cabo de rede.

 

Faça a transmissão da palestra online com a ajuda da RCE Digital

Contar com uma equipe especializada garante o sucesso de uma palestra online.

A RCE Digital atua há mais de 20 anos com soluções inovadoras, incluindo a transmissão ao vivo de palestras online.

Estamos passando por um período de pandemia e, para evitar que os apresentadores saiam de casa, a captação de imagem e som está acontecendo de forma remota, através de salas virtuais. Para entender como funciona, veja a matéria que preparamos.

Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho e ter nossa ajuda nesse momento tão importante? Acesse nosso site e entre em contato.