Na hora de escolher o melhor formato para um vídeo corporativo algumas dúvidas podem surgir. O ideal é procurar um especialista em linguagens audiovisuais para analisar qual mensagem será transmitida, qual o público-alvo e como o material será exibido para depois definir qual a melhor maneira de transmitir tal conteúdo.
Por isso, convidamos Alessandra Bastos, coordenadora de produção da Rodobens Comunicação Empresarial, para detalhar dois dos formatos mais utilizados, atualmente, em vídeos corporativos: a animação e o live action (ação ao vivo).
A linguagem em animação pode ser utilizada para uma comunicação mais informal, pois é um recurso que traz leveza e descontração ao conteúdo. “Geralmente, utilizamos ícones universais, permitindo que pessoas de diferentes níveis de entendimento, de cultura e até de idioma possam captar a mensagem transmitida”, diz Alessandra.
Já a proposta do live action é mais indicada para uma comunicação formal, em que o foco é dar peso à mensagem. “Muitas vezes um ator, um colaborador ou o presidente da empresa trarão mais clareza para o discurso, deixando-o mais humanizado”, comenta.
De acordo com Alessandra, ambos os formatos podem ter produções simples ou mais complexas, dependendo do roteiro e dos recursos que são utilizados. Um vídeo em animação, por exemplo, pode demorar de uma semana a um mês para ser editado, de acordo com as imagens criadas.
O mesmo acontece com o live action. “Você pode ter captações que demandam uma equipe maior — elenco, produção, fotografia, iluminação, etc. — ou pode fazer um vídeo inteiro com o celular e apenas um ator”, explica.
Dica da Alê:
“Hoje, as opções existentes no mercado são diversas e muito acessíveis. O que vai fazer o trabalho se destacar é um bom diagnóstico da necessidade de comunicação. E lembre-se: onde há criatividade, é importante não criar rótulos ou limitadores para sempre surpreender.”
Ao longo de mais de duas décadas de sucesso, a Rodobens Comunicação Empresarial, se consolidou no mercado de comunicação, onde é referência em profissionalismo, transparência e resultado. Pertence a um dos maiores grupos empresariais do Brasil, Empresas Rodobens. Especialista em distribuição de conteúdo, possui tecnologia em aplicativos para Eventos, Transmissão ao vivo, Treinamento e Gestão de meta.