O SPFW 2021 trabalhou temas como a acessibilidade e inclusão. Diversas soluções foram usadas para transformar um evento que acontece tradicionalmente no formato presencial em on-line pelo segundo ano consecutivo. Quer saber mais? Continue lendo a matéria.
O calendário da moda brasileira nasceu em 1995, quando Paulo Borges e Cristiana Arcangeli elaboraram o primeiro evento do segmento no país. Os anos foram passando e o SPFW 2021 chegou à 51ª edição.
Ela recebeu a temática “Regeneração” e seu objetivo foi transformar a semana da moda em um potente movimento de economia criativa e colaborativa, abordando temáticas estruturais e criando novos caminhos para a moda nacional.
Com o distanciamento social, o formato tradicional precisou ser alterado. Desde a edição de 2020, nós, da RCE Digital , assumimos a responsabilidade de fazer com que o evento acontecesse totalmente on-line. E é claro que foi um sucesso!
Como o SPFW 2021 aconteceu totalmente on-line?
Um evento do tamanho do SPFW 2021, esperado por todos os amantes de moda, precisa ser planejado com muito tempo de antecedência, afinal, envolve uma grande estrutura.
A identidade visual da edição ganhou destaque nos telões de LED, que formavam a cenografia do estúdio. Presencialmente estavam os apresentadores, os câmeras e a equipe da mesa de edição. Todo o trabalho foi feito em tempo real e exigiu muito profissionalismo.
O SPFW 2021 foi aberto ao público e, para isso, as transmissões foram realizadas em diversos canais: site institucional, canal do YouTube e Instagram do evento.
Assim, além das câmeras profissionais e de última geração, a transmissão também foi captada por um celular conectado diretamente no Instagram do evento.
Participações e desfiles no SPFW 2021
A semana da moda brasileira é conhecida por lançar tendências em suas passarelas. O desafio era entender como isso poderia ser feito sem perder a essência.
A solução encontrada foi a produção de “fashion films”, ou seja, cada estilista preparou um videoclipe para apresentar suas coleções e conceitos. Com isso, os espectadores puderam conhecer os detalhes das peças, como se estivessem em um desfile, e entender ainda mais a fundo o que motivou a criação de cada uma. Todos estão disponíveis no Instagram do evento.
Durante o SPFW 2021, os estilistas, claro, não ficaram de fora. Por questões de segurança, nenhum estava presencialmente no estúdio de gravações. Para isso, nossas soluções de captação remota também foram utilizadas. Com a ajuda de salas virtuais, foi possível captar imagem e som e unir, em tempo real, cada participante em uma conversa com os apresentadores.
Além disso, 2 quadros foram gravados de fora do estúdio: “José João”, que uniu os DJs Zé Pedro e Johnny Luxo no Hotel Unique, em São Paulo, para criar personagens marcantes dos 26 anos de evento, e a filmagem da “Empena”, que estava instalada em um prédio da capital paulista. Ambos tiveram conexões remotas durante a transmissão.
Espaços e acessibilidade
Durante os 4 dias de transmissão, muitas coisas aconteciam de maneira simultânea. Para isso dar certo, dividimos o estúdio em 3 partes: o cenário dos apresentadores, uma área para fotos de looks e um Chroma Key menor para os intérpretes de Libras.
A ideia do SPFW 2021 era gerar acessibilidade e inclusão. Com a ajuda das nossas soluções, incluímos o intérprete em um quadro abaixo da tela do apresentador. Essa opção facilitou que todos pudessem acompanhar o desfile, já que a tradução também era feita em tempo real.
Transforme seu evento presencial em on-line
Os eventos on-line possuem diversos benefícios. Após o período de distanciamento social, eles tendem a continuar.
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