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Agência de comunicação: planeje eventos on-line para clientes

Os eventos on-line tornaram-se sensação e podem ser um grande diferencial no planejamento estratégico dos clientes da sua agência de comunicação. Quer saber como isso é possível? Continue lendo a matéria.

Sim, estamos passando por um momento complicado que exige distanciamento social, mas que tal inovar e preparar um evento on-line? A conectividade chegou para tornar isso possível. 

Organizar eventos corporativos é uma estratégia cada vez mais usada para aumentar a relação da empresa com seus funcionários, clientes e fornecedores. Se você faz parte de uma agência de comunicação, insira esse tipo de ação no planejamento estratégico dos seus clientes e alcance o sucesso.

Os eventos on-line podem trazer muitos benefícios para os clientes da sua agência de comunicação, sabia? Entre eles estão: possibilidade de reunir pessoas de  diferentes lugares, redução de custos com transporte e espaço físico e reconhecimento por inovar.

Para te ajudar a planejar os eventos on-line dos seus clientes, preparamos algumas dicas que devem ser seguidas. Veja só:

 

1 – Escolha o formato

Existem diversos formatos de eventos on-line e é importante compreender qual se encaixa melhor na realidade dos clientes da sua agência de comunicação.

Palestras, comemorações, treinamentos e apresentações de resultados podem acontecer virtualmente. Para isso, é preciso, primeiro, escolher entre um programa gravado ou ao vivo (saiba que a segunda opção é muito mais atrativa).

Após definir essa questão, é necessário entender a melhor forma de captação de imagem e som. Isso pode ser feito de forma remota (quando o apresentador não está presente fisicamente e utiliza dispositivos conectados à internet para realizar a captação) ou presencialmente.

Caso a escolhida for a segunda opção, será necessário contar com um estúdio profissional.

 

2 – Elementos interativos

Em encontros digitais, as chances dos participantes perderem o foco são muito grandes. Como profissional de uma agência de comunicação, é importante pensar em ideias inovadoras para engajar o público.

Os elementos de interação sempre são um sucesso! É muito importante contar com um chat de mensagens para que o apresentador tire dúvidas em tempo real. Apresentações em slide, vídeos, áudios e imagens também ajudam a manter o foco.

Mas não pare por aí! Elabore jogos, gincanas, dinâmicas e sorteios para fazer com os espectadores durante o evento on-line. Dependendo da verba liberada pelo cliente da agência de comunicação, invista em presentes (como vouchers para pedir comida por aplicativo) ou brindes com a marca da empresa e mande entregar no endereço de todos.

A tecnologia também pode ajudar. HUD é a sigla de “heads-up display”, que significa “tela de alerta”, e é muito usado por aviões de caça e jogos de videogame. De modo geral, o HUD consiste em uma interação feita por interface, ou seja, ao assistir o evento on-line, os participantes encontrarão informações relevantes em sua tela e poderão interagir com as mesmas.

Um ótimo exemplo é a transmissão ao vivo feita no Instagram. Ao acompanhá-la, o usuário vê os comentários de outros participantes por uma interface aplicada sobre o vídeo e pode interagir clicando no coração.

 

3 – Convidados especiais

Não é nenhum segredo para profissionais de uma agência de comunicação que dividir experiências é a melhor forma de ter insights positivos.

Para que isso aconteça no evento on-line dos clientes da sua empresa, levante nomes de profissionais relevantes na área de atuação e os convide para palestrar sobre os assuntos que serão tratados.

Ter o ponto de vista de uma pessoa externa à organização é importante para engajar os colaboradores e, caso seja um momento aberto ao público, atrair ainda mais participantes.

 

4 – Roteirização do evento on-line

Quando pensamos em roteirização, logo imaginamos momentos gravados, afinal, é possível que o vídeo seja editado em caso de erros.

Porém, produzir o roteiro de um evento on-line é muito importante. De modo geral, ele possui especificidades em relação ao roteiro de uma gravação, pois precisa conter momentos de abertura para que o apresentador e o público interajam naturalmente.

Contar com um profissional para ajudar no desenvolvimento do mesmo é essencial. Ele poderá esquematizá-lo de forma criativa e flexível e desenvolverá uma narrativa que permita interrupções de linguagem e interação.

 

5 – Equipamentos profissionais

Um evento corporativo precisa acontecer da maneira mais profissional possível.

Existem muitas ferramentas de reuniões que são gratuitas, porém, elas não passam a seriedade necessária para gerar credibilidade com a equipe, os clientes e os fornecedores.

Por esse motivo, é muito importante que a sua agência de comunicação busque uma empresa especialista em produções audiovisuais e transmissões de eventos on-line.

Com isso, você apresentará a solução completa ao seu cliente: plataforma de transmissão personalizada com a identidade visual da corporação, estúdio para captação de áudio e vídeo, equipamentos de iluminação profissional e uma equipe preparada para auxiliar em todas as etapas do processo.

 

6 – Elementos inovadores

As novidades sempre impressionam. E que tal inovar nos eventos on-line para os clientes da sua agência de comunicação?

A produção de um cenário virtual pode ser um dos elementos inovadores da sua transmissão ao vivo. Com o auxílio de um Chroma Key e uma câmera profissional, é possível reproduzir cenários em grandes escalas, totalmente computadorizados.

Isso é feito com a ajuda de um software de reprodução em 3D, que permite a criação de até 10 câmeras virtuais, movimentação de espaços e iluminação ideal.

Essa alternativa é muito interessante para o seu cliente, afinal, acaba saindo muito mais barato do que contratar led, iluminação e equipamentos. Além disso, como só é necessário usar 1 câmera profissional, a quantidade de profissionais trabalhando também é menor e, consequentemente, mais barato.

 

Sua agência de comunicação precisa conhecer a RCE Digital

Para oferecer todo o profissionalismo necessário, sua agência de comunicação precisa conhecer as nossas soluções de conectividade.

Há anos atuamos no mercado audiovisual, tendo total expertise no assunto. Nossos profissionais auxiliam a produção do evento on-line em frentes como planejamento, roteirização, levantamento de ideias, cenografia e captação de imagem e som, além dos processos que envolvem pré, durante e pós-produção.

Temos parcerias com muitas agências, produzindo conteúdos dos mais variados formatos. Venha ser nosso parceiro também. Quer saber mais? Converse com nossos consultores.