Transmissões ao vivo: para que servem?

 

transmissões ao vivoTransmissões ao vivo são uma das possibilidades que a tecnologia e a internet trouxeram para que as pessoas conseguissem se comunicar à distância e também compartilhar informações.

Já pensou em como nosso mundo mudou com a transformação digital?!

Falando nisso, sabe para que as transmissões servem e a que situações atendem? Fique de olho nas dicas e saiba como aproveitar:

Webinars, treinamentos e palestras

As tradicionais palestras são recursos muito utilizados pelas empresas. Servem para compartilhar conhecimentos, experiência, treinar equipes ou muitas vezes até apresentar produtos e conceitos novos.

Hoje em dia, no entanto, diversas tecnologias permitem compartilhar esse conhecimento também com quem está distante, promovendo interação e engajamento. O webinar, que nada mais é que um seminário on-line, é um dos formatos mais utilizados e eficientes. Nele normalmente somente o palestrante fala, porém um chat fica disponível em tempo real. Assim os participantes podem encaminhar dúvidas e comentários.

Quem estiver fazendo a apresentação pode receber esse feedback e aproveitar o tempo ao vivo para já esclarecer os questionamentos. Isso também vale para que ele possa entender a expectativa de quem está recebendo a transmissão.

Transmissões ao vivo em blogs e sites

Outro fato relevante é a necessidade das empresas em abrir sua comunicação com o público externo. Com a tecnologia, fazer isso também com seus consumidores e parceiros ficou mais fácil!

Por essa razão, pode ser muito válido incluir as transmissões ao vivo em streamings em sites. Também em blogs e redes sociais diversas, conforme o alcance que for mais interessante.

Com popularização das redes sociais, o olhar das empresas têm se voltado à importância do relacionamento com seus clientes nelas. Porém é importante isso ser feito com qualidade e profissionalismo, refletindo uma boa percepção da marca e da própria empresa.

Inauguração de algum projeto ou curso

Outra possibilidade de utilizar transmissões com interações simultâneas está ligada à condução de projetos especiais. Eles podem envolver ações em real time.

No caso do “start” de algum projeto especial, as transmissões ao vivo também ajudam permitindo que os participantes já tirem as dúvidas iniciais. Assim, otimiza-se a produtividade, em vez de eventualmente assistirem a algum vídeo e depois encaminharem questionamentos por e-mail, por exemplo.

Existem diversas plataformas que permitem, além do chat, a interatividade por áudio e vídeo, aumentando o engajamento e a participação da equipe.

Para eventos diversos

As transmissões ao vivo podem ser muito úteis em variados tipos de evento, levando a experiência que acontece naquele momento a diferentes pontos, de modo a integrar ainda mais os participantes.

Também é muito importante observar a necessidade de se utilizar recursos tecnológicos adequados, para garantir a estabilidade da transmissão, especialmente em eventos de grande porte.

Em ocasiões menores, em que uma oportunidade para compartilhar um momento importante acontece “de última hora”, é possível contar com soluções mais simples, em que a própria pessoa realiza suas lives. Um exemplo são  aplicativos com encoder integrado, em que de forma rápida e fácil o usuário consegue fazer a transmissão e enviar aos demais usuários por meio de um aparelho smartphone.

Treinamento EAD

Considerada um modelo de “futuro”, a modalidade EAD também se aplica bastante na realidade de educação executiva. Com a rotina agitada nos grandes centros urbanos ou no dia a dia das empresas, a opção por disponibilizar treinamentos à distância aos colaboradores tem se mostrado eficiente para que eles possam participar de forma mais flexível das iniciativas de qualificação, estendendo-as também a diferentes equipes.

Utilizar um modelo híbrido, intercalando conteúdos gravados e ao vivo, são os formatos mais eficientes em EAD, pois é nas aulas ao vivo que os alunos poderão tirar suas dúvidas otimizando a comunicação, além de aproximar o relacionamento entre tutores e os alunos.

Sua empresa já pensou em explorar todas essas oportunidades ou precisa de ajuda com a melhor tecnologia para fazer isso acontecer? Então não deixe de ler também nossas dicas sobre como não perder nenhum momento especial durante as transmissões ao vivo ou fale com a RCE!