O backstage de uma transmissão ao vivo é bem movimentado. Muita coisa acontece tempos antes da data da live, pois tudo precisa estar planejado para que o evento ocorra da melhor forma. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo a matéria.
No último ano, as transmissões ao vivo deixaram de ser tendência e tornaram-se realidade. Durante o período de pandemia, esse estilo de evento foi a principal forma de entretenimento entre os brasileiros.
Mas você sabia que muita coisa acontece no backstage para que tudo ocorra da melhor forma? Os preparativos incluem as fases de planejamento, roteirização, elenco e cenografia. Além disso, no dia da transmissão, muitas pessoas trabalham com a captação de imagem e som, edição, conectividade e por aí vai.
Você quer conhecer todos os passos do backstage? Então vem que a gente te mostra:
1 – Planejamento de conteúdo
A primeira etapa do backstage de uma live é o planejamento de conteúdo. Você certamente não deseja causar uma má impressão para os espectadores em relação ao conteúdo tratado durante a transmissão, não é mesmo?
Para evitar que o tema seja dispersado durante a conversa ou acabe antes do tempo, é importante desenhar uma estratégia. Ela precisa ser bem estruturada, apresentando todos os assuntos que serão tratados dentro do tema macro e qual o caminho será percorrido para não esquecer nenhum deles.
2 – Roteirização
Após estruturar o planejamento do conteúdo, é hora de desenvolver o roteiro, que também faz parte do backstage de uma live.
Este é o momento de estruturar cada cena, estabelecendo como cada parte acontecerá. Para isso, é importante contar com uma equipe profissional, já que enquadramento da imagem, mudanças de câmera e efeitos sonoros precisam estar especificados.
3 – Escolha do elenco
Para uma marca, os estilos de live que mais agregam conhecimento são os que contam com convidados especiais. A escolha de profissionais especialistas, professores e palestrantes também faz parte do backstage.
Para que a live seja um sucesso, opte por pessoas que estejam relacionadas com o tema tratado. Existem muitos profissionais referência no mercado e, certamente, eles agregam muito valor para as transmissões ao vivo.
Também é possível convidar membros da equipe para compartilhar conhecimentos, informações e pontos de vista. Por já possuírem o DNA da empresa, conseguem emitir a mensagem da forma que melhor se enquadra com o objetivo do evento.
4 – Cenografia
É com a cenografia que a parte artística começa. Existem algumas formas de produzi-la no backstage: a primeira delas é com um cenário realmente montado. Para isso, costuma-se usar telões de led e muitas luzes, o que garante a sensação de grandiosidade para o momento.
Já a segunda forma é o uso da tecnologia. Para isso, é preciso ter um Chroma Key, no qual o cenário virtual será projetado. Também é possível criar espaços virtuais com a ajuda de um software 3D. Neste caso, com apenas uma câmera real, é possível criar até 10 virtuais, produzindo, assim, movimentação de cenário.
5 – Backstage no dia da transmissão ao vivo
Durante a transmissão ao vivo, muita coisa acontece no backstage.
Para que a imagem e o som sejam transmitidos com qualidade, as pessoas trabalham manuseando as câmeras, microfones e iluminação. Também é preciso contar com uma mesa de edição em tempo real.
Para fazer com que todos os passos aconteçam sincronizados, uma equipe de produção e direção conduz o andamento do backstage.
Conte com uma empresa especializada para conduzir sua live
Para que a transmissão ao vivo ocorra, muita coisa acontece no backstage. Essa etapa precisa ser cuidada com muita atenção para que tudo saia como planejado durante a live.
Isso torna-se possível ao contar com uma empresa especializada em produção de conteúdos audiovisuais. Nós, da RCE Digital, podemos te ajudar. Há anos atuamos no segmento e somos vanguardistas quando o assunto são as tecnologias utilizadas.
Você quer conhecer mais sobre as nossas soluções totalmente personalizadas para a sua necessidade? Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais.