Realizar a integração on-line de novos colaboradores é muito importante em um período de home office. Por esse motivo, separamos dicas valiosas para fazer com que o momento seja produtivo e eficiente. Continue lendo a matéria e saiba mais.
A chegada de um novo profissional na equipe sempre é uma ocasião de muita expectativa. Para que este casamento seja duradouro e efetivo, muitas empresas investem em treinamentos. Com o home office, a integração on-line se tornou a melhor opção.
Mas para que tenha efetividade, é preciso ter uma estratégia de adaptação com a finalidade de criar um ambiente propício para a produtividade. O contratado precisa sentir-se à vontade para absorver todas as informações e procedimentos.
E para te ajudar nesta tarefa, preparamos dicas valiosas para integrar um novo colaborador ao time durante o home office. Veja só:
1 – Política de boas-vindas
Existem estudos que demonstram que os primeiros 90 dias de trabalho em uma nova empresa são muito importantes para descrever a jornada do colaborador, afinal, é com base nesta experiência que ele vai consolidar um relacionamento com a organização e seus colegas de trabalho.
Quando são bem recepcionados, os colaboradores costumam apresentar atitudes positivas em relação às suas tarefas, tornando-se, assim, mais produtivos e engajados.
Desta forma, é essencial que exista um momento de convivência e apresentações durante a integração on-line. Tirar um período para distrações é o que fará com que a sua equipe atinja as metas.
2 – Itens que não podem faltar em uma integração on-line
Apesar de simples, nem todas as empresas incluem 3 itens essenciais em sua integração on-line. São eles:
- Explicação do gestor da área sobre o funcionamento do setor e tarefas que ficarão sob a responsabilidade do contratado;
- Apresentação da história da empresa, contando a importância do setor para que os fluxos aconteçam da forma adequada;
- Detalhamento das competências desejadas pela organização, como relacionamento, trabalho em equipe, liderança, dinamismo, iniciativa, criatividade e proatividade.
3 – Plataforma para treinamentos
A integração on-line também precisa de treinamento, afinal, o novo colaborador necessita entender quais são os fluxos seguidos pela empresa.
Informações sobre os produtos oferecidos, sistemas usados e fluxo de aprovações devem ser apresentadas. Para evitar que os gestores parem todas as vezes que novos colaboradores ingressarem na empresa, é possível gravar aulas que expliquem os detalhes de cada item. Isso também é importante para que o profissional acesse os vídeos sempre que precisar relembrar algum ponto.
Com a contratação de uma plataforma profissional de treinamentos, isso se torna possível. Ela deve ser totalmente personalizada com a identidade visual da empresa, aumentando a credibilidade, e possuir campos de interação.
4 – Colaboradores podem conduzir a integração on-line
Existem 2 tipos de treinamentos: os que são destinados para toda a equipe e funcionam como uma forma de levar novos conhecimentos e os que acontecem durante a integração on-line com novos colaboradores.
Para o primeiro, é muito interessante convidar profissionais renomados do mercado para dividirem conhecimentos. Porém, quando o objetivo é treinar novos membros, o ideal é que os processos sejam apresentados por pessoas que já trabalham na equipe e possuem domínio total sobre os processos que precisam ser passados.
5 – Interatividade é essencial para a integração on-line
Como grande parte dos treinamentos acontecem de forma gravada, é fundamental que elementos de interatividade sejam usados para fixar a atenção do colaborador.
Apresentações didáticas, perguntas e respostas, vídeos e áudios podem ser utilizados a favor de quem estiver conduzindo o treinamento.
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