O adiamento de todos os eventos presenciais no começo da pandemia fez com que o público buscasse entretenimento sem sair de casa, e as lives musicais foram um sucesso. E esse êxito não ficou restrito à diversão! O público marcou presença em lives educacionais, de entrevistas, informativas e em compras, nas Live Shoppings.
O consumo de vídeos por transmissões ao vivo ganhou os brasileiros, especialmente em 2020. De lá pra cá, de olho no comportamento dos consumidores e com as lojas físicas fechadas, marcas do mercado de comércio e varejo recorreram ao investimento e atenção ao digital.
O crescimento tanto de lives quanto do e-commerce mostra uma mudança de mindset dos consumidores, e cabe às empresas impulsionar em processos de digitalização para incorporar os novos hábitos de consumo em suas culturas. Juntos, e-commerce e lives, trouxeram novos cenários para quem compra e para quem vende em todo o mundo, entre elas as Live Shoppings.
O que é a Live Shopping?
Live commerce, Live Shop ou Live Shopping é uma nova estratégia para gerar entretenimento por meio de uma transmissão ao vivo com o foco em vendas. A ideia principal é direcionar a atenção da audiência para determinados produtos da marca, destacando os benefícios, mostrando aplicações na prática, oferecendo descontos e promoções aos participantes de forma humanizada e construindo relacionamento com quem assiste.
Geralmente, a Live Shopping é conduzida por um influenciador digital ou por alguma pessoa já conhecida da marca e que tenha forte potencial de conexão com os usuários.
O grande diferencial de uma Live tradicional para uma Live Shopping é a facilidade que ela proporciona ao usuário ao trazer o checkout para dentro do evento online, para que ele feche negócio ali mesmo.
Por que a Live Shopping é uma tendência de mercado?
Como o foco da Live Shopping é vendas com transmissão ao vivo, cria-se uma aproximação com os usuários, com interação espontânea! O atendimento passa a ser em tempo real e a experiência se assemelha às de lojas físicas, alcançando um número muito maior de pessoas!
Leva-se também em consideração que a influência na decisão de compra é compartilhada por todos os que estão participando da transmissão, com informações muito mais ricas dos produtos. Dessa forma, a emoção da compra resiste às telas.
Como aumentar suas vendas no Natal com Live Shopping?
- Faça seu plano de marketing e vendas.
- Conheça sua audiência.
- Escolha uma plataforma.
- Prepare postagens convites para a Live Shopping, relembrando sempre o dia e o horário.
- Estude quais produtos serão apresentados, quais suas principais características, como o item fará a diferença e qual sua apresentação.
- Monte um roteiro de live, com estratégias e bons elementos!
- Tenha horário de início e fim!
- Ao apresentador, conecte-se com os usuários, esteja presente, converse, os atenda e demonstre conhecimento, empatia e simpatia!
- Tenha ofertas e outras condições exclusivas para os espectadores de sua transmissão.
- Estimule o engajamento e compartilhamento nas redes sociais.
- Incorpore a live à sua página de vendas ou ative a ferramenta de captura de leads!
- Utilize base adquirida para enviar outras ofertas e estreitar relacionamento de forma direcionada!
- Avalie sua live.
- Entenda os pontos falhos e o que pode melhorar ainda mais.
- Veja o que foi alcançável no plano e faça ajustes.
- Parta para a próxima!
Viu como é fácil gerar resultados ao vivo neste Natal?
Independentemente da estratégia de conteúdo interativo que você utilize, é importante ter sempre em mente que do outro lado estão pessoas e existe desejo e emoção. Incorpore toda essa experiência à cultura da sua marca e gere fluxo qualificado para as páginas de vendas do seu negócio.
Quer começar a produzir conteúdo em Live Shoppings com qualidade, ter relevância e melhorar suas vendas?
Nós da RCE estamos aqui para te ajudar!
Somos uma equipe formada por profissionais especialistas em produção de vídeos que conectam.
Para saber mais, clique aqui e fale com a gente!