A tendência do momento são as transmissões ao vivo, que acontecem por meio de uma ferramenta de live streaming. Você sabe o que é isso? Continue lendo a matéria e tire suas dúvidas sobre o assunto.
Estar conectado durante todo o tempo não é mais uma novidade. A grande sensação do momento é criar conteúdos de audiovisual que são transmitidos em tempo real para diversos dispositivos por meio de um live streaming.
O cenário de transmissão ao vivo já é uma realidade e isso se deve ao distanciamento social, que está fazendo com que pessoas passem meses isoladas em suas residências.
Para passar o tempo, todos buscam por entretenimento. E com uma ajudinha da tecnologia, curtem muitas lives. Mas você sabe como isso funciona?
O que é live streaming?
Se as plataformas de streaming são responsáveis por realizar a reprodução instantânea de dados para assistir ou escutar mídias sem precisar de download, o live streaming é o uso desta tecnologia para transmissões ao vivo e online.
Portanto, live streaming nada mais é do que uma transmissão de dados ao vivo via internet ou rede de computadores.
Durante o live streaming, os dados captados são transmitidos em tempo real aos dispositivos que estão conectados, seja por desktop ou mobile. Mas lembre-se! Para não ter interferência na transmissão e não perder partes importantes do assunto tratado, é necessário contar com uma boa conexão de internet.
Motivos para usar a tecnologia live streaming
Existem muitas tendências passageiras, mas esse não é o caso do live streaming. O mercado dessa tecnologia está em pleno crescimento, fazendo com que a ferramenta se torne muito importante para estratégias de comunicação de empresas. Seja para uma live aberta ao público ou com assuntos internos da organização, as transmissões ao vivo chegaram para estreitar as relações com o público-alvo.
Veja agora alguns dos benefícios de contar com uma plataforma de live streaming:
1 – Bem pertinho, mesmo que de longe
O principal objetivo do live streaming é aproximar pessoas e ampliar o alcance das mensagens. Você já ouviu falar em teletransporte? Infelizmente, isso ainda não é possível, mas uma transmissão ao vivo pode ser considerada o mais próximo disso, já que com essa tecnologia é possível captar e compartilhar o que está acontecendo de forma instantânea.
Além disso, com o live streaming as barreiras geográficas são quebradas. Pessoas de diversos lugares podem se conectar e interagir em tempo real. Para empresas, esse conceito faz todo o sentido quando se planeja um evento, que pode acontecer online e contar com convidados de todo o mundo.
2 – Se é real, precisa de interação
O engajamento com o público é o maior diferencial do live streaming. Essa tecnologia permite uma troca em tempo real, abrindo espaço para que os participantes tirem dúvidas ou deem opiniões sobre o assunto.
Durante o live streaming, não existem monólogos. O diálogo é fundamental para compartilhar ideias e enriquecer a audiência com novos conhecimentos.
Uma experiência como essa é responsável por humanizar a marca, gerar identificação com o público e aumentar as chances dos consumidores indicarem os produtos e serviços oferecidos.
3 – Um tesouro chamado lead
Encontrar leads qualificados tem grande valor para empresas. E muitas já descobriram que o baú do tesouro está escondido no live streaming.
Fazer uma transmissão aberta é sinônimo de atrair o público-alvo com assuntos relevantes. Desta forma, solicitar um cadastro para acompanhar a live com informações como nome, e-mail e telefone pode ser uma estratégia eficiente para captação de leads qualificados.
Onde encontrar uma ferramenta profissional de live streaming?
O mercado oferece diversas plataformas gratuitas para transmissões ao vivo, mas a verdade é que nem sempre elas são a melhor opção.
Quando falamos de empresas é fundamental optar por plataformas de live streaming profissionais.
A RCE Digital é apaixonada por conectividade e, por esse motivo, desenvolveu uma ferramenta especial, que pode ser personalizada com a identidade visual da organização e ainda dá espaço para interações em tempo real. Caso os participantes sejam de vários locais do mundo, é possível realizar a tradução simultânea da fala do apresentador.
A captação da imagem e do som pode ser remota por meio de uma sala virtual, quando o apresentador usa um computador com câmera e microfone, ou em nosso estúdio de gravação, que conta com cenário especial e equipamentos de última geração.
Nossa equipe é especialista no assunto, oferecendo consultoria para planejar, preparar e executar a transmissão ao vivo.
Quer saber mais sobre nossas soluções? Entre em contato com a gente.