fbpx
Palestrante

O crescimento da educação à distância corporativa: leia a entrevista completa com Anderson Geraldo sobre o tema

Os cursos de educação à distância crescem exponencialmente no Brasil e no mundo.

Para se ter uma ideia, segundo dados da Agência Brasil, nos últimos 10 anos, enquanto as matrículas em cursos presenciais diminuíram 13,9%, as de educação à distância subiram 428,2%.
Um processo natural que já vinha se tornando tendência foi ainda mais acelerado pela pandemia.

Para entender tudo isso, entrevistamos Anderson Barbosa Geraldo, executivo responsável pela Universidade Rodobens, uma solução feita pela RCE Digital para o Grupo Rodobens. Vamos conferir?

Sobre o entrevistado

Antes de entrarmos de vez na entrevista sobre educação à distância, universidade corporativa e outros assuntos relacionados a essa forma de ensino mais flexível, vamos conhecer nosso entrevistado.

Anderson Barbosa Geraldo é graduado em Administração de Empresas com MBA em Marketing pela Business School São Paulo, coach formado pela Sociedade Latino Americana de Coaching, atua há mais de 20 anos com implantação, desenvolvimento e gestão de programas de educação corporativa em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos, como Merck, Honda e Grupo Boticário. Atualmente, é o executivo responsável pela Universidade Rodobens.

Entrevista

PERGUNTA

No universo corporativo, o que diferencia a educação à distância da educação convencional?

RESPOSTA

A principal diferença é a abrangência e a capacidade de chegar em diversas localidades rapidamente através da educação à distância. Considerando que educação à distância não se limita ao acesso a uma plataforma com treinamentos gravados, hoje, as possibilidades são muitas, com ferramentas tecnológicas que nos permitem promover encontros ao vivo, atividades interativas, rodas de conversa e dinâmicas semelhantes ao modelo de capacitação presencial.

PERGUNTA

Treinamentos corporativos em EAD, podem ser considerados mais relevantes e vantajosos?

RESPOSTA

Sim, a relevância sempre estará atrelada ao tema e a qualidade da informação, independente do formato. Se o treinamento fizer sentido para o profissional e o conteúdo for de qualidade, ele será relevante. São vantajosos por conta da capacidade de chegar em muitas pessoas, em horários distintos, sem comprometer a agenda do profissional.

PERGUNTA

Com relação ao conteúdo, como por exemplo: lives, vídeos, e-book, gamificação ou outros. O que não pode faltar na hora de implantar a educação à distância?

RESPOSTA

Além do conteúdo relevante, que é o principal fator de sucesso, uma boa plataforma de ensino e uma ferramenta estável de comunicação são essenciais para o sucesso e para a implantação do ensino à distância.

PERGUNTA

Como escolher a plataforma ideal e quais os recursos mais relevantes na hora da escolha?

RESPOSTA

A plataforma ideal é aquela que tem uma boa interface, que facilita a vida do usuário na hora de acessar o conteúdo. As pessoas precisam chegar no curso rapidamente, em poucos cliques. Além disso, ela precisa ser de fácil manuseio para a área de treinamento, e flexível, aceitando diversos formatos de conteúdo com a capacidade de gerar interatividade através de questionários, testes e interatividade.

PERGUNTA

Como a pandemia influenciou, positivamente ou negativamente, a educação à distância nas corporações?

RESPOSTA

A pandemia acelerou o processo de transformação digital em diversas empresas. Com isso, a educação à distância ganhou ainda mais relevância, já que foi através dela que as organizações conseguiram manter suas equipes engajadas e mobilizadas. Com o passar do tempo, os profissionais foram se adaptando a esse modelo de capacitação e hoje a maior parte deles prefere o EAD, por conta da flexibilidade.

PERGUNTA

Qual o maior desafio para manter uma Universidade Corporativa dentro das organizações?

RESPOSTA

Conseguir manter-se atualizada e atrativa. É preciso sempre ter conteúdos novos, toda semana, para assim, atrair as pessoas a acessarem. Um outro desafio é trazer o usuário para dentro do processo de desenvolvimento do conteúdo, pois as áreas de treinamento precisam compreender que as pessoas são clientes dos processos de capacitação e, por isso, necessitam estar no centro das escolhas. O conteúdo só será relevante se fizer sentido para o cliente. Outro ponto importante é contar com os colaboradores da empresa na criação de novos conteúdos, para isso, os programas de formação de multiplicadores internos são essenciais.

PERGUNTA

Quais as principais tendências do mercado que você considera relevante?

RESPOSTA

Treinamentos gravados em vídeo com curta duração e com conteúdo aplicável e prático. Além disso, incluo a diversidade de temas e o acesso aberto a todos os conteúdos, sem distinção de cargo ou função e os treinamentos ao vivo com novos recursos de interatividade, que permitam aos participantes contribuir com o treinamento colocando-o no centro dos assuntos.

A educação à distância que você precisa está aqui!

O que você achou dessa entrevista sobre educação à distância e outros temas relacionados com Anderson Barbosa Geraldo, da Universidade Rodobens?

Sua empresa também precisa se adequar a essa nova realidade global, capacitando seus colaboradores por meio de universidades corporativas.

Para isso, a RCE Digital oferece o serviço de Plataforma EAD, que permite toda uma personalização, controle e acompanhamento de um ambiente on-line exclusivo, feito especialmente para seus colaboradores se aprimorarem e desenvolverem ainda mais técnicas necessárias para o dia a dia de trabalho.

Se você se interessou, clique aqui e agende um bate-papo agora mesmo com a nossa equipe!