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o que é podcast

O que é podcast e quando usar

Apesar de ter tornado-se tendência, muitos ainda se perguntam “o que é podcast”. Essa ferramenta tem muito a acrescentar em sua comunicação corporativa. Quer saber como isso é possível? Continue lendo a matéria.

 

Nos últimos tempos, um novo formato de produção de conteúdo tornou-se febre entre os amantes de plataformas de áudio. Mas afinal, o que é podcast? Produzi-lo pode ser uma ótima opção para empresas de todos os segmentos?

De forma geral, os podcasts são programas de áudio sob demanda. O mais interessante é a variedade de assuntos que podem ser tratados neste formato. Existem programas de política, cinema, esporte, tecnologia e sexualidade, entre tantos outros. 

 

Afinal, o que é podcast?

Apesar de ter conquistado o coração de muitos e se tornado uma tendência de comunicação, ainda existem pessoas que se perguntam “o que é podcast?”. 

Como falamos anteriormente, os podcasts são programas de áudio produzidos sob demanda e lembram o que é feito por emissoras de rádio. Porém, a grande diferença é que os podcasts podem ser escutados quando e onde o ouvinte desejar, ou seja, não é preciso estar dentro da área de cobertura e nem sintonizado com a frequência da rádio.

Geralmente, são disponibilizados em plataformas de streaming de áudio, como o Spotify, a Apple Music e o Deezer. Existem, ainda, programas que são disponibilizados em sites, como é o caso do podcast “Isso é Fantástico, do G1.

 

Como usar podcasts na comunicação corporativa?

Agora que você já sabe o que é podcast, chegou o momento de entender como essa ferramenta pode fazer parte da sua comunicação corporativa.

As empresas desejam criar um vínculo cada vez mais forte com seu público e, para isso, é importante produzir conteúdos relevantes para sanar suas dúvidas e dores.

O podcast é um ótimo formato para fazer isso, afinal, além de dar espaço para tratar de temas relevantes, ainda acontece a humanização da marca por meio da voz dos apresentadores e é possível que a empresa apresente sua ideologia, indo ao encontro do que o público acredita.

 

Como produzir um podcast?

Você já sabe o que é podcast e como usá-lo, mas para criar um programa também é preciso entender quais são os itens necessários para a gravação.

Como estamos tratando da comunicação corporativa, não é recomendado que seja produzido de forma amadora. Separamos algumas dicas que podem ajudar na gravação. Veja só:

 

1 – Definição de tema

Após descobrir o que é podcast e decidir usar a ferramenta para a sua comunicação, é preciso definir quais assuntos serão abordados.

Para ser assertivo na escolha, busque compreender quais são as necessidades e preferências do seu público. Pense em temas relacionados ao que sua empresa oferece e que possam contribuir positivamente para quem ouvir.

Para exemplificar, pense em uma corporação que possui desenvolvimento de softwares como know-how. Um ótimo caminho é falar sobre tecnologia nos episódios do programa. Temas como inclusão digital, facilidades trazidas pela tecnologia e desenvolvimento social causado pela tecnologia não podem ficar de fora do planejamento.

 

2 – Processo de escolha do nome

Parece algo simples, mas a verdade é que a escolha do nome é muito importante para um podcast, afinal, ele estará totalmente associado ao seu negócio.

Apesar disso, não é recomendado que o nome escolhido seja a sua marca. É importante pensar em algo que esteja diretamente relacionado com os assuntos tratados e com a sua corporação.

Pense em algo bem didático e que, em poucas palavras, descreva muito bem os assuntos que serão tratados. É essencial checar se já não existem outros programas com o nome escolhido.

 

3 – Definição dos apresentadores

Como falamos anteriormente, as vozes dos apresentadores humanizam a marca.

Por esse motivo, é fundamental escolher narradores que transmitam as características da empresa apenas com a voz.

Mas como isso é possível? O primeiro passo é analisar a brand persona e encontrar os principais atributos. Supondo que seja uma marca amiga, sensível e acolhedora, não há voz melhor para representar do que a feminina.

 

4 – Roteirização

Não basta saber o que é podcast, ter um gravador e saber sobre o assunto para efetivamente produzir um programa. Para ter sucesso, todos os episódios passam por estudos, planejamentos e roteirização. 

Nada é feito “como dá na telha”. Até mesmo as entrevistas passam por roteirização. As perguntas são formuladas para serem enquadradas da melhor forma no tema.

Conte sempre com profissionais especializados para desenvolver o roteiro do seu podcast e criar caminhos criativos, interativos e curiosos.

 

5 – Gravação

Quando pensamos em podcasts corporativos, é preciso contar com equipamentos profissionais, como mesa de som, microfones e estúdio.

O profissionalismo é o que dará maior credibilidade aos temas trabalhados, mostrando aos ouvintes que a sua marca realmente é especialista no assunto.

Neste caso, contar com uma equipe de profissionais também é a melhor solução. Além dos equipamentos, os mesmos realizam a edição, caso necessário.

 

6 – Plataformas de áudio

O último passo é identificar em quais plataformas o podcast deverá ser divulgado.

Cada uma conta com uma política de publicação. É importante estudá-las para compreender qual atende melhor às necessidades do seu público.

 

Conte com a RCE Digital para produzir seu podcast

Agora que você já sabe o que é podcast e tudo que precisa para produzi-lo, não existem mais desculpas para não usar a ferramenta em sua comunicação empresarial.

Conte com a RCE Digital para produzir o seu programa. Há anos atuamos no mercado audiovisual, possuindo toda a expertise necessária para realizar um trabalho com qualidade e credibilidade.

Quer saber mais sobre esta solução? Entre em contato com nossos consultores e tire suas dúvidas.