fbpx
semana-do-brasil

Semana do Brasil 2021: saiba como comunicar no varejo

Para aumentar as vendas de setembro, o Governo Federal criou a Semana do Brasil. A edição de 2021 está chegando e é preciso preparar uma estratégia eficiente de vendas e comunicação. Quer saber mais? Continue lendo a matéria.

 

Você já ouviu falar na Semana do Brasil? Este é um período promocional desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os maiores varejistas do país, com o objetivo de alavancar as vendas em comemoração ao Dia da Independência do Brasil.

Setembro é um mês parado para o comércio varejista por não contar com nenhuma data especial como o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e Natal, entre outras. Pensando em melhorar a economia dos comércios, em 2019, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) criou a Semana do Brasil.

O funcionamento foi inspirado na Black Friday, ou seja, o objetivo é reunir o maior número de empresas participantes para garantir promoções imperdíveis por itens com grande procura.

 

Quando será a Semana do Brasil 2021?

Em 2021, a Semana do Brasil acontecerá entre os dias 02 e 12 de setembro. É legal destacar que, diferente do que acontece com a Black Friday, os lojistas podem definir o período das promoções de cada produto.

Para entender a magnitude que a campanha promocional tomou, em 2020, mais de 14 mil lojas e empresas participaram. E se o seu negócio do varejo não se comunicar, certamente ficará escondido entre os concorrentes.

 

Comece a planejar a Semana do Brasil 2021 para sua empresa

Esta é, sem dúvidas, o tipo de ação que precisa de um planejamento prévio.

Como a Semana do Brasil 2021 acontecerá entre os dias 02 e 12 de setembro, este é o momento de desenvolver uma estratégia promocional efetiva.

O primeiro passo é analisar o estoque da sua empresa. Você está com alguns produtos parados? Se sim, escolha-os para aplicar o maior desconto.

Depois disso, veja quais são os itens com maior saída. Eles são atrativos para que novas pessoas conheçam a sua empresa. Fazer promoções específicas e de menor proporção com eles também é muito importante.

 

Comunique sua ação

Não adianta estruturar uma campanha promocional se ela não for divulgada. A visibilidade é o principal fator de atração, principalmente na era digital.

A melhor forma de fazer isso é usando vídeos. Esse modelo de conteúdo é o que mais alcança pessoas nas redes sociais, consequentemente, possui melhor engajamento quando comparado com publicações estáticas.

Para apresentar as promoções da Semana do Brasil, você pode trabalhar com os vídeos de algumas formas, veja só:

 

1 – Live Shopping

A tendência do momento para o setor varejista é a Live Shopping. Traduzindo, o termo significa “vendas ao vivo”, o que explica bem a sua usabilidade.

De modo geral, são feitas transmissões ao vivo, contando, inclusive, com shows de cantores. Isso é um ótimo atrativo para fazer com que mais pessoas acompanhem a live.

Durante o evento, promoções imperdíveis são apresentadas e apenas os espectadores conseguem acessá-las. Isso é feito com tecnologias como HUD ou QR Code. O importante é que os preços sejam normalizados ao final da transmissão, passando exclusividade e fazendo com que o cliente sinta-se especial.

 

2 – Reels e IGTV

As ferramentas IGTV e Reels, do Instagram, são ótimas opções para aumentar a visibilidade das ações promocionais durante a Semana do Brasil.

Desta forma, é preciso saber usá-las. A primeira recebe vídeos de até 10 minutos, sendo interessante para mostrar o conceito escolhido para a comunicação e, se possível, emocionar os seguidores. Gerar um bom sentimento é o primeiro passo para fidelizá-lo.

Já a segunda comporta vídeos de até 30 segundos. Ela é muito usada para temas virais. Se for possível, faça permuta com influenciadores em troca de Reels. O mais legal é usar e abusar da criatividade para produzir conteúdos diferentes.

 

3 – YouTube

O YouTube é a principal plataforma de vídeo da atualidade e lá, é possível comunicar de diversas formas.

As duas mais efetivas são os vídeos no canal próprio da marca. Para isso, é muito importante contar com uma equipe especializada na produção de vídeos, garantindo que os conteúdos sobre a Semana do Brasil sejam profissionais e passem muita credibilidade para os clientes.

Além disso, é possível fazer anúncios pagos. Com isso, você consegue filtrar o público que terá acesso ao conteúdo divulgado, que pode ser uma chamada para as ações, e garante que a comunicação seja assertiva e focada.

 

Conte com a RCE Digital e use vídeos na comunicação da Semana do Brasil

O profissionalismo deve ser prioridade no momento da criação dos vídeos para divulgar a Semana do Brasil.

A RCE Digital atua há anos com produções audiovisuais e está preparada para ajudar. Especialista em transmissão ao vivo e pré, durante e pós-produção de vídeos, nossa equipe é muito criativa e inovadora, apresentando soluções totalmente personalizadas para atender às suas necessidades.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato com nossos consultores e tire suas dúvidas.