fbpx
Texto de Blog sobre webcast

Webcast: o que é e quando usar

webcast

O webcast é muito conhecido por transmissão ao vivo e se popularizou nos últimos tempos. O vídeo é uma forte ferramenta de comunicação e ajuda a conquistar resultados positivos para a organização. Continue lendo a matéria para saber mais.

 

Você sabia que os vídeos possuem grande poder em uma estratégia de comunicação? É por esse motivo que o webcast chegou conquistando o coração de todos. Mas você sabe o que essa palavra significa?

O webcast, muito conhecido como transmissão ao vivo, é o ato de interagir com um público a distância, utilizando a internet para tornar isso possível. Esse modelo de conectividade se popularizou a partir da chegada dos smartphones.

 

Quando realizar um webcast

A estratégia de realizar um webcast na comunicação é tão relevante que pode ser utilizada em diversos momentos.

O mais legal é que não existe uma limitação de temas. Diferentes segmentos podem usar a transmissão ao vivo para tratar de importantes temáticas para o seu público.

É possível transmitir um webcast de eventos corporativos, palestras, shows, reuniões, webinars, esportes, entretenimento, entre muitos outros.

Em todos os casos, é preciso ter um planejamento assertivo para obter sucesso. Nele, é importante estabelecer qual será o formato utilizado. Existem dois tipos: “few-to-few”, usado em casos de poucas pessoas conectadas e transmitindo umas às outras simultaneamente, ou “one-to-many”, quando uma pessoa transmite e várias assistem.

 

Melhores técnicas para captação de imagem e som

Para garantir a credibilidade da transmissão de um webcast, é fundamental oferecer qualidade de imagem e som para os participantes. Para isso, existem duas técnicas de captação.

A primeira é o uso de um estúdio de filmagem. Nesse caso, serão usados equipamentos de ponta e uma equipe de profissionais orientará a gravação. A qualidade da iluminação também é uma solução encontrada nesses locais. 

Os estúdios oferecem, ainda, cenário totalmente personalizado, podendo ser reproduzido com um chroma key.

A segunda técnica consiste na captação remota de imagem e som. O apresentador do webcast realizará a gravação com a ajuda de um aparelho conectado à internet e uma sala virtual.

A partir dessa ferramenta, o áudio e vídeo serão coletados por uma plataforma de streaming, na qual os participantes terão acesso à transmissão ao vivo.

Se a opção escolhida for a segunda, é importante dar atenção para alguns detalhes. Escolha um ambiente silencioso e iluminado para realizar o webcast. A luz natural sempre é uma boa opção, mas mantenha a câmera contra a janela. Esse detalhe evitará uma imagem estourada.

 

Ferramenta para realizar o webcast

Contar com uma ferramenta especializada para o webcast é muito importante. Isso dará maior profissionalismo para a transmissão, atingindo o público esperado.

A RCE Digital oferece soluções exclusivas para esse tipo de transmissão, contando com uma plataforma de streaming que pode ser personalizada, de acordo com a identidade visual da sua empresa.

O engajamento com os participantes é um fator relevante para o webcast e, por isso, a plataforma conta com a possibilidade de interação ao vivo por mensagens, além da apresentação de elementos visuais, como slides e vídeos. Se o público participante incluir pessoas de diferentes  nacionalidades, também é possível realizar a tradução instantânea.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!