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HUD

Como usar HUD em sua transmissão ao vivo

A tecnologia conhecida como HUD nasceu na Inglaterra, sendo utilizada em aviões de caça, e conquistou o público ao fazer parte dos games. Agora, ela também pode ser usada em transmissões ao vivo. Quer saber mais? Continue lendo a matéria.

 

Você já ouviu falar em HUD? Heads-up display, que em português significa “tela de alerta”, é uma tecnologia muito usada em jogos digitais, apresentando informações importantes sobre a tela do game. Porém, ela nasceu em um outro universo.

O mais legal é que aos poucos a tecnologia conquistou o coração de profissionais de diferentes áreas, que a utilizam para criar maior interatividade, como é o caso das transmissões ao vivo.

Mas se você ainda não sabe o que é HUD e como utilizar a tecnologia em sua comunicação, não se preocupe! Nós vamos te contar todos os detalhes.

 

Como nasceu o HUD

Como falamos, o HUD não é uma tecnologia tão nova. Ele nasceu antes mesmo de ser utilizado em telas de vídeo games.

Os pilotos que participaram da Segunda Guerra Mundial haviam percebido que contar com um visor capaz de projetar informações no nível dos olhos facilitaria todo o processo, já que diminuiria a necessidade de olhar para os instrumentos de bordo.

O primeiro HUD foi desenvolvido na Inglaterra em 1961. A tecnologia foi usada por um piloto de um jato de ataque chamado Bucanner. Porém, foi só em 1970 que o HUD tornou-se um padrão de aviões de caça.

Atualmente, todos os aviões, incluindo os de transporte de passageiros, contam com essa tecnologia.

 

HUD nos games

Você poderia não saber o que era um HUD, mas se você gosta de vídeo game, certamente já precisou contar com ele em algum jogo.

De modo geral, a tecnologia é usada para apresentar ao jogador, dados fundamentais para o seu desempenho.

Durante os games, o HUD é composto por todas as informações que aparecem na tela sobre a história em si, como é o caso da quantidade de vidas, força, magia, quantidade de gols, alvos, mapas, número de mortes e por aí vai.

 

HUD em transmissões ao vivo

Neste momento você deve estar se perguntando “como o HUD pode ser utilizado na comunicação da minha empresa”, não é mesmo?

Parece algo distante, usado em aviões e games, e que nunca poderia ser utilizado na comunicação. Mas a verdade é que as transmissões ao vivo contam cada vez mais com a interatividade do público e usar essa tecnologia pode fazer toda a diferença.

Durante a pandemia, quantas lives você assistiu pelo Instagram? Nelas, você clicou no coração que aparece na lateral inferior direita ou deixou algum comentário?

Se a resposta foi sim, saiba que você já utilizou HUD em uma transmissão ao vivo. Ambos os elementos aparecem sobre a tela principal, que neste caso é o vídeo, ou seja, precisam da tecnologia em questão para acontecer.

 

É possível usar a tecnologia em uma live corporativa?

As transmissões ao vivo corporativas geralmente acontecem em plataformas de streaming fechadas e mais profissionais. Isso não impede que a tecnologia HUD seja utilizada.

Como falamos anteriormente, é fundamental desenvolver formas de interatividade com o público, principalmente em eventos on-line, já que a possibilidade de dispersão é muito maior. Muitas técnicas podem ser utilizadas para fazer com que o engajamento seja alto e o HUD é uma delas.

Com essa tecnologia, é possível inovar quando o assunto é a interatividade: votações, sorteios, contagem regressivas… Tudo isso pode ser apresentado sobre o vídeo principal. Basta usar a criatividade e incentivar a participação dos espectadores.

 

Onde encontrar HUD para transmissões ao vivo?

Quando falamos de inovação em audiovisual, é claro que estamos falando de RCE Digital.

Há anos atuamos no mercado de transmissões, sempre inovando ao acrescentar tecnologias criativas em nossas soluções.

Nossos clientes já podem contar com o HUD em suas transmissões ao vivo. A tecnologia está sendo usada e fazendo muito sucesso por aqui.

Quer saber como podemos ajudar na comunicação da sua empresa? Entre em contato com nossos consultores e saiba mais.