fbpx
interatividade-para-eventos

Dicas de interatividade para eventos on-line

As pessoas estão cada vez mais familiarizadas e interessadas por eventos on-line.  Mas o que fazer para que elas se mantenham conectadas e engajadas, mesmo estando em ambientes que podem oferecer distrações? Continue lendo para saber mais sobre interatividade para eventos.

Em tempos de pandemia, o número de eventos on-line cresceu consideravelmente. Após quase dois anos de mudanças de hábitos e pensamento, a modalidade ganha, cada vez mais, adeptos e fãs. O on-line passou de recurso temporário para requisito essencial, tanto no mundo empresarial quanto no entretenimento.

Mas como gerar uma boa interatividade para eventos on-line, já que o público pode acessá-lo de todos os lugares, por meio de qualquer aparelho conectado à Internet, e se distrair com ligações, notificações na tela ou com o gato que derruba tudo o que vê pela frente?

E, principalmente, como manter o público engajado em eventos de longa duração?

Se você quer saber como gerar interatividade para eventos on-line, continue a leitura.


Como gerar e aumentar a interatividade para eventos on-line

Público-alvo

Em primeiro lugar, conhecer seu público é fundamental. Traçar um perfil e tomá-lo como base para organização, produção de conteúdo e elaboração de ações e estratégias vai otimizar seu tempo e influenciar diretamente no resultado final. Vale explorar cada informação para atender às expectativas do público e, assim, fazer do evento uma experiência sem igual.

 

Programação

A divulgação prévia pode ser uma forte aliada na promoção de interatividade para eventos on-line. Ações como e-mail marketing, divulgação em redes sociais, promoções e descontos geram interesse e forte engajamento. Um teaser bem elaborado também pode aumentar o suspense e gerar curiosidade sobre o evento.

 

Recursos visuais

Exceto por eventos que utilizam somente áudio, como as live rooms do Clubhouse, vídeos e slides ajudam o público a assimilar melhor o conteúdo e manter-se interessado pelo assunto por mais tempo, além de evitar as distrações que podem diminuir a interatividade no evento. Apenas atente-se para não exagerar na quantidade de slides e no tempo dos vídeos, pois isso pode surtir um efeito contrário, gerando cansaço e desinteresse no público.

 

Pausas

Como em qualquer evento presencial, principalmente em palestras e workshops, os eventos on-line de longa duração também precisam ter pausas para que os participantes possam tomar água, ir ao banheiro e se mexer um pouco. Para eventos de curta duração, as pausas não são indicadas, já que podem desviar o interesse e prejudicar a compreensão do conteúdo.

 

Interação, enquetes e quiz

É importante entender que o evento não pode ser um monólogo. Utilize plataformas que disponibilizam o recurso de chat e chame o público para interagir, solicitando opiniões e comentários durante o evento. Utilizar ferramentas de mensagens instantâneas é uma ótima ação para aumentar a interatividade para eventos on-line, tornando-os mais semelhantes aos presenciais.
Enquetes e quiz também são excelentes opções para manter o assunto fresco na memória dos participantes e, quando utilizados ao vivo, servem para dar mais dinamismo e prender a atenção do público.

 

Pós-evento

A interatividade para eventos on-line pode (e deve) ser mantida após o fim da transmissão. Conteúdos exclusivos e resumos enviados por e-mail marketing, somados a pesquisas de satisfação, fazem com que o público sinta-se importante e despertam um gostinho de quero mais.
Posts e stories em redes sociais com trechos, pontos importantes e curiosidades também são excelentes recursos que mantêm o engajamento e o interesse do público não só pelo evento realizado, mas também pela marca, serviço e/ou produto.


Estamos com você

Como vimos, a interatividade para eventos on-line depende de diversas ações, que vão desde a programação até o pós-evento. Recursos técnicos como plataforma ideal e chat também são essenciais para alcançar engajamento e sucesso.

Com muita inovação e profissionalismo, nós, da RCE Digital, oferecemos o que há de melhor em transmissão ao vivo e produção de conteúdo audiovisual. Há 25 anos transmitindo emoção, oferecemos as soluções ideais para você que quer transformar seu evento on-line em uma experiência inesquecível para o público.

Quer garantir a interatividade para eventos on-line? Então entre em contato conosco. Nossa equipe está preparada para te atender, orientar e tirar todas as suas dúvidas.