Dizem que o Metaverso é o futuro da internet! Em outubro de 2021, Mark Zuckerberg, criador e CEO do Facebook, anunciou a mudança do nome da sua Holding para META, para se aproximar ainda mais desse futuro.
Tanto a META, quanto outras gigantes da tecnologia, estão investindo milhões na criação do Metaverso!
Mas afinal, o que é o Metaverso?
Para entendermos o que é o Metaverso precisamos, antes, conhecer 4 conceitos básicos: realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista e WEB 3.0.
Realidade virtual é algo que hoje é mais tangível a nossa realidade, como as experiências com óculos que nos colocam dentro de uma realidade paralela e alternativa, independente do real, em jogos de vídeogame e filmes.
Já na realidade aumentada, a ideia é mesclar o real com projeções virtuais, misturando os dois mundos, como nos filtros de aplicativos do Instagram e Snapchat. Hoje, apesar de ainda ser bastante limitado porque nossa interação com o virtual é somente nas telas, o conceito já está presente no mercado de interações reais, com projeções virtuais, como os óculos Google Glass e os óculos Storie, que são extremamente importantes para a evolução desse novo mundo, já que essas inteligências artificiais estão aprendendo e compreendendo o que a gente vê e faz no nosso dia a dia na perspectiva em primeira pessoa.
Realidade mista é a realidade que conseguimos interagir perfeitamente através de projeções virtuais, como interagir com hologramas.
Essas realidades trazem ruptura ao que conhecemos e uma nova economia, com compras de produtos virtuais. É aqui que a WEB 3.0 faz a diferença no Metaverso.
Com essa web, a proposta é que usuários construtores sejam de fato donos e decisores dos seus espaços na web e não um pequeno grupo de pessoas gestoras.
Essa descentralização de poder visa atrair construtores e usuários para esses aplicativos; tokens serão comercializados e doados como recompensas por atividades que estão sendo cumpridas nas plataformas e funcionarão como dinheiro dentro delas, que poderão ser negociados e convertidos em moeda de verdade, valorizando ou desvalorizando, criando-se, assim, uma economia que dará suporte aos metaversos.
O cenário mais provável é que vários metaversos existam ao mesmo tempo, em diferentes ferramentas, que se comunicam entre si, como algumas voltadas para redes sociais, educação, empresariais e saúde.
Pontos positivos do cenário da tecnologia Metaverso:
- Aumento da produtividade;
- Aproximação das pessoas de forma mais real;
- Avanços em telemedicina;
- Treinamentos mais imersos.;
- Escalação de vendas.
Pontos em discussão da tecnologia Metaverso:
- O fato de muitas pessoas ainda não terem nem acesso à internet distancia ainda mais classes pertencentes a essa realidade e isso gera desconforto;
- Expectativa exagerada quanto a reuniões, educação do futuro e interação social;
- Segurança dos dados nas redes e como a beleza dessa tecnologia e economia descentralizada irá acontecer se empresas centralizadas estarão no comando.
Metaverso hoje no Brasil
Com alta nas pesquisas e discussões sobre o assunto, mesmo parecendo algo tão distante, o Metaverso já é uma realidade!
Jogos como “League of Legends” e “Fortnite” são exemplos de games que já funcionam com ambiente imersivo digital, incluindo compras e espetáculos multimídias virtuais.
As lojas Renner, fizeram uma live shopping com apresentação de produtos dentro de uma loja 3D. Ainda no mercado da moda, desfiles da São Paulo Fashion Week misturaram apresentações físicas e digitais!
A realidade do futuro
A realidade esperada para o ambiente metaverso ainda está longe. É um caminho árduo, cheio de conceitos a serem discutidos, principalmente porque envolvem tecnologia, economia e sociedade. Por outro lado, o legal é que as novas tendências de mercado são oportunidades de inovação para movimentá-lo.
Misturar, principalmente em um cenário de pandemia, a realidade do virtual com o físico é mais uma forma de aproximar as pessoas e conectar!
Aqui na RCE, temos experiências de eventos on-line e híbridos que conectam e acreditamos que esse é o caminho para todas essas novidades que estamos conhecendo!
Quer saber mais como introduzir uma realidade Metaverso na sua empresa? Fale com a nossa equipe, teremos o maior prazer em trazer o virtual para sua realidade.
Para saber mais, clique aqui e fale com a gente!