As transmissões ao vivo ganharam o coração dos brasileiros. É muito importante que elas sejam feitas com profissionalismo para agregar valor à marca. Mas você sabe como um roteiro para live pode ajudar nesta tarefa? Continue lendo a matéria e descubra.
As transmissões ao vivo estão em alta desde o início de 2020. Com a pandemia, as pessoas passaram a acompanhar eventos on-line como forma de entretenimento. E para alcançar o sucesso, as empresas precisam investir no roteiro para live.
O modelo audiovisual ao vivo garante credibilidade para a marca, uma vez que oferece conteúdos relevantes para a audiência. O engajamento com os canais de contato (como as redes sociais) também aumentam, o que resulta no crescimento das vendas.
Mas é essencial realizar o planejamento das lives para que não sejam um tiro no pé. Todo profissionalismo é necessário para alcançar o sucesso desejado.
Estratégia do roteiro para live
Antes mesmo de dar início ao roteiro da live, é fundamental elaborar a estratégia do evento. Anote todas as ideias que passarem por sua cabeça e estude quais são as opções que melhor atendem às necessidades do seu público.
A partir disso, você terá uma linha editorial para seguir. Isso nada mais é do que o guia de assuntos que serão trabalhados durante a transmissão ao vivo e qual será a forma de abordagem ideal para cada tema.
Escolha apresentadores e palestrantes que estejam imersos no universo que você deseja abordar. Fica muito mais fácil definir quais serão os participantes após estabelecer a linha editorial, uma vez que você estudará a possibilidade de convidar pessoas que dominam o assunto.
Com essa definição, é possível estabelecer a divisão que deverá ser seguida no roteiro para live.
Benefícios de criar um bom roteiro para live
Criar um bom roteiro para live é muito importante para conquistar a atenção do público durante todo o evento. Como os participantes acompanham a transmissão diretamente dos mais diversos lugares, as distrações podem acontecer caso a live não esteja atrativa.
Um roteiro para live precisa ser criativo e inovador para atrair a atenção do público. Isso pode ser feito com o auxílio de elementos interativos, como apresentações, vídeos, imagens, áudios, gincanas, sorteios e shows, entre tantas outras ideias.
Os maiores benefícios de criar um bom roteiro para live é ter a certeza de que o conteúdo tratado será absorvido da melhor forma possível pelos espectadores e que a transmissão será guardada em um lugarzinho especial no coração deles, fazendo com que lembrem da marca sempre que precisarem das soluções que a empresa oferece.
Quais elementos compõem um bom roteiro
Um bom roteiro para live é composto por diversos elementos, que, juntos, possuem a função de gerar interação e engajamento por parte dos espectadores.
Por se tratar de uma transmissão ao vivo, o roteiro é um pouco diferente do que costumamos ver em vídeos e filmes. Neste caso, ele é apenas dividido em momentos e conta com poucas falas pré-estabelecidas, já que na maior parte do tempo os temas serão tratados com base em conversas e apresentações.
As partes que não podem faltar são: abertura, apresentação dos palestrantes, itens que instigam a interação e o fechamento da live. Cada um desses elementos faz toda a diferença no final, criando uma sequência cronológica de começo, meio e fim na cabeça de quem está acompanhando e dando sentido ao conteúdo.
É preciso contar com profissionais para desenvolver um roteiro para live?
Para garantir o profissionalismo da sua transmissão ao vivo, é essencial contar com profissionais especializados para desenvolver o roteiro para live da sua empresa.
Como falamos anteriormente, isso é muito importante para demonstrar credibilidade e domínio sobre o assunto tratado, sendo recomendado que especialistas ajudem na tarefa.
A RCE Digital atua há anos no mercado audiovisual, sendo a melhor escolha para tornar a sua transmissão ao vivo possível. Nossa equipe está preparada para auxiliar no planejamento do evento on-line, assim como na roteirização de todos os momentos, sempre incrementando elementos inovadores e criativos para atrair a atenção do público.
Nós também cuidamos de toda a parte técnica. Os pré, durante e pós-produção precisam ser feitos com muita atenção para que tudo saia como planejado.
Você quer conhecer nossas soluções? Entre em contato com nossos consultores e tire suas dúvidas.